domingo, 27 de março de 2011

REPOVOAMENTO DE TILÁPIAS




Hoje recebo um e-mail de um pescador, propondo uma campanha de repovoamento de tilapias na represa Capivari Cachoeira.
Sem dúvida, seria uma excelente iniciativa, porem, expus á ele algumas das realidades que lá são freqüentes, a saber:
A primeira é a pesca predatória, procedimento que ocorre á longos anos em diversas represas, rios, lagos, praia e mares de nosso País, mais no Capivari especificamente, além do uso de redes, tarrafas, bóia louca, espinheis, agora existem pseudos-tilapeiros que se utiliza de garateias em substituição aos anzóis normais e pecando de “lambada” fisgam os peixes pelo corpo e aqueles que escapam feridos, acabam morrendo posteriormente.
A segunda é que raramente nossas autoridades fiscalizam o local e quando o fazem sempre é no período diurno, sendo que tais práticas acontecem á noite.
Que se faça justiça ás autoridades, especialmente nossa FORÇA VERDE E IAP, afinal, são eles responsáveis em coibir abusos de todos os tipos e naturezas em nosso estado, portanto, não podem estar em todos os locais á todo momento, mais onde conseguem agir, os resultados são satisfatórios.
Além disso, existe também, o habitual comportamento dos demais pescadores, tanto os de barranco, embarcados e outros que participam de campeonatos que por lá acontecem, então, se eles além de não se interessarem em preservar, muito menos se incomodam em denunciar as irregularidades que presenciam, imaginem então, se estarão interessados em repovoar este reservatório?
1) Some-se á isto, que nos pesqueiros públicos, que são propriedades particulares, seus responsáveis não coíbem práticas predatórias, pois estão mesmo interessados no faturamento que auferem com cobrança de taxa de utilização, certamente nem adianta falar em participar de tal iniciativa.
2) Por outro lado, se infelizmente também, nem adianta tentar convencer quem pesca de forma normal á só levar alguns peixes para consumo imediato, devolvendo os excedentes, então participar de campanha de repovoamento pode ser mesmo uma utopia.
3) Conclusão: Seria uma falta de respeito e consideração não concordar com o meu amigo, que todos os envolvidos direta ou indiretamente deveriam priorizar tal alternativa, mais na real, quando os peixes rareiam, o normal é ir á procura por outros lugares, portanto, não é só na Represa do Capivari que se constata tal realidade, concordam?

3 comentários:

  1. Caro amigo Marcão quem surgiu com essa ideia foi eu, olha que nem conheço o reservatório mas muitos amigos pescadores dessa região vinham se queixando para mim da falta de peixes no Capivari em especial a Tilapia, foi ai que decidi repassar a ideia para outros pescadores de sua região.
    Mas infelizmente todos se queixaram que o pessoal não iria concordar e que não sei oque ai eu acabei chegando a uma conclusão que o pessoal não quer tomar e frente e dar a "largada" e sim colocar a culpa nos vizinhos, assim fica difícil também não fica Marcão?
    Na minha concepção acho que não custa nada juntar que seja R$ 10,00 (DEZ REAIS) de cada pescador e quanto chegasse num determinado valor que desse para comprar uma quantidade boa de alevinos ou até mesmo juvenis para começar o repovoamento ai sim seria a hora de "nós" ou vocês da região chamarem a atenção das que dizem ser autoridades competentes, pois ai eles iriam ver que eles não estão fazendo oque são pagos para fazer e quem deveria ser beneficiado esta fazendo o trabalho deles.

    Atenciosamente
    Rodrigo Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos.

    É PROIBIDA A SOLTURA DE ESPÉCIES EXÓTICAS NESSE LOCAL.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, na Italia é normal entre caçadores grupo de amigos soltarem animais para caça posterior. Por exemplo soltam faizoes e avisam os agricultores que fizeram isso. Aqui poderiam grupos de amigos comprar alevinos, sai 200 reais o milheiro, fazer uma vaquinha e repovoar. No Ceasa tem um povo que vende alevinos . Nada de esperar do estado. Tem que ser próativo protagonista.

    ResponderExcluir