terça-feira, 8 de março de 2011

A ORIGEM DA VIDA


Certo que este blog foi criado com o objetivo de falar de pescarias, porem, não me furto á oportunidade de abordar outros temais, poque além de pescadores, certamente assuntos como este são tão importantes, quanto ao nosso esporte.
Novamente ou frequentemente voltam-se á discurtir sobre qual a verdade neste tema.
De um lado há os que defendem a teoria criacionista pura e simplesmente e do outro a evolucionista de Charles Darwim, mais cabe destacar que o tema, faz parte de um artigo de jornal, dirigido á educadores e professores, em que se discute por relevância, qual deve ser a “postura” correta dos mesmos, especialmente se tratando de alunos de pouca ou menor idade.
De todas as posições que foram expostas em princípio me pareceu adequada a de uma educadora que declara:
“Que os mestres não devem impor aos mesmos, aquilo que acreditam, mesmo porque, eles tem o “ DIREITO DE ESCOLHER” em qual das teorias prefere crer”.
Porem analisando melhor, não é verdadeira de fato, por um simples motivo, ou seja:
Direito de escolha?
Na fase mais “TENRA”da vida é na melhor das hipóteses um “engano”,considerando que as crianças tendem á acreditar(e até são forçadas á isso,no bom ou mal sentido),na forma como o assunto é tratado ou encarado no seio familiar e com certeza influirá nelas nas demais fases da vida,quando então,de fato poderá haver tal“ DIREITO”.
Com um tema controverso e professores divididos, outra recomendação que me parece pertinente é do professor César Kuzma da PUC, que orienta: “
O caminho ideal na hora de ensinar é não tratar as duas correntes como algo “ isolado e independente”, mas sim como complementares. “A ciência explica a origem do universo e o surgimento da espécie humana, mas é a religião que dá sentido a isso. A meu ver esta é a melhor forma de ensinar os estudantes sem criar conflito.”
No que muitos educadores concordam é que algumas vezes o conflito é inevitável, principalmente porque a escola é um espaço de convivência entre alunos de crenças diferentes, portando, eles precisam crescer em um espaço democrático.
Mais posturas com maior liberdade
Segundo a professora de ensino religioso e história Célia Regina Guernieri, do Colégio Imaculada Conceição
“Hoje os estudantes são muito mais livres e críticos do que há 30 anos. Eles conseguem perceber que não há uma verdade absoluta.”
Para que uma única verdade não reine em sala de aula, o professor de Ciências Biológicas da (PUCPR) Reginaldo Rodrigues conta que nas palestras que dá aos colegas da educação básica, costuma orientá-los a não impor nada nunca e nem negar a existência de Deus aos alunos, por mais que eles não acreditem.
Na Escola Adventista, o diretor Laureci Bueno do Canto diz que não há imposição dos conceitos, mas pais e professores sabem a posição da escola. “Nós acreditamos na Bíblia e para nós o que está lá é a verdade. O professor não precisa acreditar e defender isso como real. Mesmo que ele comente que é criacionista, vai deixar em aberto aos alunos.”
Como se nota, o tema é controverso e não podemos negar a sua importância, pois mesmo fora do ambiente escolar, a sociedade como um todo tem suas próprias posturas, da qual eu, tenho a minha, que pode não ser aceita pelos demais.
Assim sendo, penso que nós seres humanos, somos as únicas criaturas que um Poder Superior,(pois há aqueles que não acreditam em Deus)nos nutriu de uma percepção diferentes das demais que criou, para que ao longo da existência da raça humana,( que até aceitando ter evoluído da forma como a ciência afirma),se reconheça ESTE PODER,diante de sua "magnitude", considerando o tempo e espaço,hoje e no futuro muito mais,o homem vem descobrindo e descortinando através disto que chamamos “ inteligência”novas tecnologias que ao longo dos séculos e milênios, acabarão com as dúvidas.
Ora,tudo que existe,em essência e na verdade,alguém as criou, concorda?

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