terça-feira, 15 de março de 2011

O PEDRÃO BOTOU AREIA NO SANTA CECILIA




Foi com muita euforia que postei o artigo anterior, por outro lado, sempre encontramos um “bode expiatório” quando as coisas não ocorrem como desejamos.
Ontem e hoje, estivemos por lá e de cara, uma “desagradável surpresa”, o nível das águas das maiorias das cavas subiu de sábado para cá.
Foi decepcionante não só para mim, bem como para o Casemiro, Barbosa e o Mosquito.
Lá ocorre o seguinte: Quando chove na serra do mar, dias depois, aumenta o volume de águas que vão para os rios da região e nos fundos desta propriedade, existe o rio miringuava, que enche uma cava e esta as demais, pois há ligações entre elas com tubos de pvc.
Assim sendo nestas alturas que responsabilizamos o comandantes dos céus, São Pedro, que com certeza é mais poderoso que a N.S.das Tilápias e manda no pedaço.
Mais cá entre nós, nossa tristeza é infinitamente menor, do que aquela que vem ocorrendo em Morretes, Antonia e Parananaguá, diante dos estragos que a chuva do final de semana causou a milhares de moradores, que comentários são desnecessários, pois, informações tem sido divulgadas á todo momento e é de conhecimento de todos. Se nossa tragédia local já é grande, incomparavelmente maior é aquela do Japão, que sem desmerecê-la,que também não adianta comentar.
Na verdade, usar o Pedrão como “ expiação” é muito confortável, então, pelo menos naquilo que li na Internet, havia a informação que a partir da segunda quinzena de novembro passado em diante, o fenômeno La Nina, traria as chuvas que o País inteiro vem sofrendo.
Agora com o terremoto no Japão, seguido do Tsunami, sem desmerecer o perigo da radiação que podem ocorrer com problemas em suas usinas, haja desgraças!
Como diz o ditado: HÁ MALES QUE VEM PRO BÉM, pelo menos no que tange á estas usinas, alguns países já tomaram algumas decisões e para não me estender no assunto, cuja importância é indiscutível, faço apenas mais alguns questionamentos, claro que como leigo no assunto:
“Será que nossas usinas de Angra, estão mesmo protegidas como estão alardeando nossas autoridades?”
“Por trás das declarações, não existe apenas o “interesse” na conclusão da Angra 3 e outras que estão sendo planejadas”.
“ E a grana que corre nisto tudo, principalmente aquela “por baixo do pano” ou o conluio entre as autoridades e as empreiteiras?”
“Já não basta o que as usinas hidroelétricas fazem ao meio ambiente?”
Que as respostas fiquem aos governantes e autoridades, com uma única certeza, se existirem tragédias quem pagará o preço “mais uma vez” é a sociedade, certo?
Fugi do tema, pela relevância do assunto, então voltando ao mesmo:
Por sorte, ainda tem uma cava que isto não aconteceu, então imaginem onde a “curriola” se alojou nos barrancos?
Dos “mal acabados” que citei, fui o único que tive a "sorte" de NÃO PEGAR NADA, nestes dois dias, penso que o motivo maior, foi a INVEJA que senti no sábado, do “Mosquito” ter capturado aquelas duas “bocudas” de quase três quilos.
O castigo veio á cavalo, então, humildemente peço perdão ao Pedrão, á N.Sra.das tilápias, pois o que não posso é deixar de ver minhas pegadeiras invergar.
Por outro lado, se meus fracassos se devem á inveja daqueles que leram a matéria anterior, dos meus companheiros do capivari para quem contei meus sucessos, então retiro o perdão.
Vão ter "olho gordo" lá no...não sei onde!
Sei o que vocês estão pensando:
“Quanto papo furado!”
Mais parafraseando:” Quem não tem dinheiro, conta estória”.
Me aguardem...quanta pretensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário