sábado, 5 de março de 2011

POLUIÇÃO AMBIENTALEM PARANAGUÁ-SERÁ NOVIDADE?



Reproduzo abaixo parcialmente notícia publicada em de nossos jornais:
-X-X-X-X-X-X-X-
Esgoto sem tratamento estaria sendo despejado na Baía de Paranaguá e nos rios Itibirê e Emboguaçu, em Paranaguá, no Litoral do Paraná, segundo a Procuradoria da União no Paraná. O orgão afirma que os danos ambientais são causados pela prefeitura de Paranaguá, pela autarquia responsável pela água e esgoto do município – Cagepar – e pela concessionária de água e esgoto CAB Águas de Paranaguá (empresa privada).
-X-X-X-X-X-
Face ao exposto, a Procuradoria da União/PR, tomou as seguintes medias:
1ª) Liminar com prazo de 30 dias, para os réus apresentarem um planejamento com ações imediatas e outras á longo prazo para cessar tal problema, após o qual, mais 90 dias para iniciar as medidas planejadas.
2ª)A Procuradoria da União no Paraná solicitou uma vistoria ao Ibama, sobre os danos ambientais em Paranaguá que constatou que efetivamente ocorre poluição das águas e PASMEM em alguns locais o ecossistema está coberto por FEZES humanas. A mesma conclusão foi confirmada por um perito independente.
-x-x-x-x-x-x-x-
Para situações como esta que com certeza devem estar espalhadas por todo País, sempre vem seguido de justificativas por parte de quem causou o problema, ou seja:
a)-O diretor-geral da CAB Águas do Paranaguá, Mário Alfredo Muller, informou que desconhece a ação da Procuradoria da União e que não há despejo de esgoto irregular por parte da empresa. Segundo Muller, 60% do município de Paranaguá conta com coleta e tratamento de esgoto, sendo que a poluição que teria sido constatada pelo Ibama é resultado dos 40% da cidade que ainda não estão ligados à rede.
b) Por outro lado, o que se pode esperar das autoridades locais diante da resposta a seguir:
A assessoria de imprensa da prefeitura de Paranaguá informou apenas que ainda não havia sido notificada sobre a ação da Procuradoria.
Então minha gente: Até lá: Deixam tudo como está, para ver como é que fica, fácil, certo?
c)-E para complicar ainda mais a situação, agora tudo depende de uma decisão da Justiça, que obviamente como de costume será demorada, portanto novamente, quem sofre com estes descalabros é a natureza e por extensão a sociedade, assim todos já assistimos este “filme” concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário