quarta-feira, 9 de março de 2011

OS DIAS OU DATAS DE COMEMORAR ALGUMA COISA



Certamente foi com a melhor intenção, que se criaram dias ou datas para comemorar alguma coisa, não só no Brasil, mais com certeza, no mundo todo.
Como são tantas, não vou relacioná-las, porque são conhecidíssimas, o que me leva a destacar O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, comemorado ontem, dia 8 de março.
Então, assistindo um programa jornalístico na TV educativa, que me parece ser transmitido em rede nacional, uma das participantes, fez uma afirmação, ou seja:
Que sob a alegação de valorizar ou lembrar certas datas, isto não é mais do que uma hipocrisia, pois reflete a existência de preconceitos no mínimo, bem como, comprova a existência da “exclusão” social das pessoas que se pretende homenagear.
Concordo.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER, são todos os dias, assim como o das mães, que se fossem realmente valorizados e respeitados pela sociedade, não haveria tanta violência contra as mesmas, aqui no Brasil, assim como, não seria preciso existir a Lei Maria da Penha, para defendê-las das agressões sofridas, especialmente por parte dos homens, sejam eles, namorados, companheiros ou maridos.
E o que dizer dos demais países que elas são colocadas numa menor posição de importância, por questões religiosas ou de tradições?
Dentro destas datas comemorativas, inventaram outra, que dizem ser uma conquista, mais que também se prova a exclusão: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, pelas razões que todos conhecemos.
E as leis que se criam?
Comprovam as mesmas “exclusões”, por exemplo: das cotas para afro-descendentes, deficientes, criança e adolescente, idoso, etc.
E comemorativas universais, tais como Natal, Ano Novo ou Páscoa, que já perderam o sentido verdadeiro, são em essência, para atender objetivos de consumo da sociedade, sem esquecer de mencionar o dia dos namorados, pais e por aí afora.
E as comemorativas de eventos históricos e até de pessoas ilustres, que grosso modo, a sociedade aproveita para curtir e descansar, sem sequer declinar qualquer homenagem ou deferência, afinal, tudo isto faz parte do passado?
O interessando que a sociedade humana, de certa forma, subverte “juízos de valores” quando esquece de homenagear alguns ídolos que perderam suas vidas para libertá-los da tirania ou opressão, ao mesmo tempo prestam as mesmas, á outros, tais como: cantores, atores, artista em geral que se fizeram algo, não foi com o mesmo objetivo, propósito ou importância.
Mais como é fácil se criar dias ou datas, quem sabe amanhã ou depois, alguém tenha a “brilhante idéia” de criar do DIA DOS EXCLUÍDOS é só esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário