segunda-feira, 28 de março de 2011

RAIOS E TROVÕES ...E O PEIXE?



Este foi um ano em que o verão e agora o outono vem sofrendo a influência do El Nina, onde em todas as semanas existe a previsão de chuvas em todos os estados brasileiros.
Ela em si, tem sido bem vinda para alguns e prejudicial para outros tantos e nem adianta comentar as conseqüências.
O interessante de tudo que como pescador, sempre procuro consultar a previsão do tempo, no qual os institutos quase não têm falhado mais como se trata de previsão, também existe o fator “sorte” á ser considerado.
E é apostando nela, que tenho ido pescar evidentemente preparado para as mudanças climáticas e não é raro acontece que no trajeto entre Curitiba até a serra da Graciosa, as chuvas são constantes e passadas à mesma, logo depois do Posto da Polícia Rodoviária Federal, sentido São Paulo, o céu está de brigadeiro, para minha alegria ou para minha tristeza, quando acontece o inverso.
As chuvas só são problemáticas na chegada ao pesqueiro, pois haja “barro” nos barrancos, além é claro de dificultar a montagem do acampamento de pesca, onde mesmo com cuidado a lama acaba sujando as tralhas de pesca em geral.
Mais em nome da pescaria, se fás qualquer sacrifício, afinal tilapeiro que se preza ou outros pescadores, não somos feito de açúcar e se temos que nos derreter, que seja em alegria de se dar bem em nossas empreitadas.
O que me deixa “p” da vida é que ultimamente na represa do Capivari, nem adianta tentar pescar durante o dia, pois os alevinos de tilapia nesta temporada, tomaram conta do pedaço, então o esquema fica para de noite.
E logo que escurece, lá estamos nós o “bando de mal acabados”, a noite está calma, a água “paradinha” do jeito que o “diabo” gosta, então, colocando star lite em nossas peninhas, ficamos crentes que aquela irá ser “aquela pescaria”.
De repente lá longe se ouve os trovões, então, ficamos torcendo que eles vão para o mais longe possível.
Mais a torcida de nada adianta, pois eles se aproximam e daí começam os “raios” que riscam os céus, um espetáculo, diga-se de passagem.
Mais deixando a beleza de lado é exatamente aí é que “mora o perigo”, pois a composição das varas telescópicas, especialmente aquelas que contem carbono que atrai eletricidade, portanto meus amigos...cuidado, nem toque nas mesmas na hora dos raios, mesmo que o peixe esteja dando sinal de vida, exceto se você pretende ser o próximo morador da “cidade dos pés juntos”?
Na verdade, na hora dos mesmos, o brilho deles certamente interfere no comportamento dos peixes, então, com muita sorte, depois de horas, quando passar a tempestade comum nestas ocasiões, quem sabe você possa se dar bem?
Porem, por via das dúvidas, sabe o que é o melhor á fazer?
Vá dormir cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário