terça-feira, 29 de março de 2011

JOSE ALENCAR, VOCÊ É O “CARA”



Já que está na moda, tomei a liberdade de usar este termo com todo respeito que este brasileiro merece.
Nada do que eu diga, será suficiente ou novidade para descrever a admiração que este “ser humano” acima de tudo, nos deixou como exemplo de dignidade.
De tudo o que sabemos á respeito dele, tem algo que me chamou a atenção e quem sabe sirva de alerta aos hipócritas de plantão:
“Ele começou a trabalhar com 14 anos de idade”.
E daí?
Foi uma decisão dele, portanto um exemplo á ser seguido por muitos jovens hoje em dia, especialmente para todos aqueles que anseiam em conquistar seu espaço de forma honrosa e tenho certeza que muitos assim o desejam.
E daí, pergunto novamente?
Daí hoje temos o ECA, que considera ilegal o trabalho de adolescentes, nesta e outras faixas de idade, com justa razão quando se refere ao trabalho “escravo” ou em péssimas condições, entretanto, excetuando-se as mesmas, creio ser um ponto importante á ser levado em consideração, pois, na época de nosso ex-vice presidente e até na minha, trabalhar era a forma do jovem ser educado para uma vida produtiva e certamente muitos de nossas gerações começaram a vida profissional com tal idade.
A hipocrisia a meu ver, está em se condenar uma atividade profissional condizente com a idade, pois muitos jovens hoje em dia aquém desta idade, apesar do ECA, ajudam nas despesas de suas famílias, principalmente trabalhando informalmente.
E a pergunta é:
“Onde estão os defensores do ECA, que pouco fazem á respeito”?
Apesar de estar generalizando e aí cometendo um mau julgamento, poucos realmente estão preocupados.
Seria eu um “energúmeno” se achasse desnecessários que estes jovens não freqüentassem a escola, pois ela é indispensável, por isso, estudando e trabalhando, eles estariam sendo desviados dos maus caminhos.
O trabalho ensina á ter responsabilidades, entre as quais, o respeito que hoje falta á grande parte de nossa juventude .
Uma atividade profissional digna e adequada á idade dos mesmos, os afastaria das “gangs”, das drogas e da vida marginal, para onde muitos se encaminham.
Nós das gerações mais velhas, sabemos o que o trabalho representou em nossas vidas e cá entre nós, alguns mais, outros menos, colhemos nosso “lucros” ao longo da vida.
É por este ponto de vista, que faço minha homenagem ao nobre brasileiro JOSE ALENCAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário