sábado, 12 de março de 2011

AS TILAPIAS DO PESQUEIRO SANTA CECILIA


Gente, finalmente a N.S.da Tilápia, tem feito à alegria de nós tilapeiros, pois nesta últimas semanas tenho ido á este pesqueiro e elas estão nos dando trabalho, o tipo de trabalho que gosto, brigar com as bocudas, mesmo que se tenha de esperar algumas horas entre a briga com uma e depois com outra.
A existência de varias cavas de areia, onde em cada uma delas, pelo meu conhecimento e experiência, utilizo varas telescópicas de medidas adequadas á profundidade dos pesqueiros, meu desafio hoje foi:
a)- Pescar numa cava que a profundidade não passava de 2,00 metros, mais com um detalhe complicador:
“Em todas existe um tipo de capim nas margens e nesta, o mesmo alcançava uma distância de uns 4 metros no mínimo, então, o que facilitou foi ter uma abertura entre eles de uns 2 metros, por onde podia manusear as meninas quando fisgadas.
b)- Assim sendo, armei inicialmente quatro varas de 5 metros de comprimento, que somado a mais uns 5, 30 de linha, dá para imaginar que:
c)-Enxergar a movimentação sutil das peninhas, naquela distância, ainda mais considerando, que fui brindado por uma “catarata” no meu olho esquerdo, mais como dizem: “na terra de cego quem tem um olho bom é o que basta”, minha aventura tornou-se extraordinária;
d)-Some-se á isso, que as varas utilizadas foram aquelas de emenda curta e ponteira fina;
e) Pois bem, a primeira “bocuda” não era “aquela bocuda”, não passava de meio quilo, até foi tranqüilo trazê-la ao passaguá pela abertura no capim, mais a segunda...
A filha da....boa mãe brasileira, que pesou próximo á 1kg, “danada de esperta”, depois de fisgada, resolveu “bagunçar o coreto”, engatou uma “terceira” para o meio da cava e eu ali, com a vara envergada, cuidando para que a “malandra”, não tivesse chance de se dirigir e se meter na moita do capim para escapar.
Ufa! Finalmente consegui.
f) Passou o tempo, acho que quase uma hora e de repente, lá longe numa das varas, a peninha deu uma “andadinha”, não mais que uns 10 centímetro e eu a postos, dei a fisgada e aconteceu de tudo de novo, o acima relatado, com uma diferença, ao tentar manuseá-la pela abertura, a “miserável” simplesmente resolveu se enroscar nas linhas das outras três varas.
Dá para vocês imaginarem o “sufoco” não é mesmo?
Tentar alcançá-la com o passaguá, enquanto as outras linhas impediam, então, ter que fechar a emendas das outras varas e nem percebi que acabei enroscando a linha que ela estava fisgada num arbusto ao lado, resumo da ópera:
Ela se enfiou em algumas raízes de outros capim e “babau” e pior, esta devia pesar no mínimo uns dois quilos.
g) Mais como desgraça pouca é bobagem, pescar é sofrer no paraíso, demorei quase meia hora para refazer as linhas, porem, decidi pescar apenas com três varas, dado o espaço entre os capins e para evitar o mesmo narrado na próxima.
h) Isto feito, pegadeiras na água e poucos minutos depois, outra “bocuda de expressão”, que para variar, nem titubeou, embolou-se numa outra linha e mesmo assim, consegui trazê-la pela abertura, então...
Com a varinha “super envergada” ela simplesmente passou a “serrilha” de sua boca na linha que foi parar nas árvores atrás do pesqueiro.
Aí chegou o meio dia e a partir deste horário como de hábito, pára tudo, a barriga já estava roncando, hora de “puxar o carro”, então recolher as pegadeiras, limpar o barro dos suportes das mesmas, da cadeira e levar a tranqueira para o carro, que pelo menos nisso, estava bem próximo ao pesqueiro.
i)E agora vejam o que aconteceu e me digam se não é para morrer de inveja, outro tilapeiro, que conheço pelo apelido de “mosquito”, estava brigando com uma tilápia em outra cava e pelos menos outros cinco assistindo.
ii)Pois bem, ele adaptou carretilhas em suas varas telescópicas e pesca no sistema tradicional e na ponta da linha, lá estava o peixe brigando no fundo e coincidentemente a mesma preocupação que não alcançasse o capim da cava ;
iii)A torcida ( invejosos diga-se de passagem- secando), o peixe vinha pelo fundo até próximo a margem e se arrancava para o meio da cava;
iv)Uns 15 ou 20 minutos depois, o Casimiro que foi ajudar, conseguiu capturá-la no passaguá.
v)Ninguém tinha uma balança, mais a tilápia devia pesar pelo menos uns 3 quilos e por sacanagem foi a segunda do mesmo porte que ele pegou, com mais um detalhe:
vi)Ele usa linha diâmetro 20mm até o girador e 15mm abaixo e anzol...um pouco maior daqueles de lambari.
Adivinhem qual pesqueiro vou ocupar na segunda feira?
E viva o pesqueiro Santa Cecília e suas ( ou nossas) tilápias nativas, pena que a partir de abril acaba a temporada.
Em tempo: Estou até pensando em mudar o nome do meu blog, en vez de MarcãoCapivari, quem sabe devo chamá-lo por enquanto de Marcão do Santa Cecilia.

2 comentários:

  1. ola boa tarde marcao sera que da pra tirar uma duvida linha de multifilamento atrapalha a pescaria de tilapia ?

    ResponderExcluir
  2. Onde fica esse pesqueiro santa cecilia? abraços

    ResponderExcluir