quinta-feira, 26 de novembro de 2009

REPRESA CAPIVARI CACHOEIRA


CAPIVARI CACHOEIRA MINHA REPRESA QUERIDA

Agora muitos irão entender porque nos artigos que escrevo, sempre evidencio a Represa Governador Parigot de Souza, mais conhecida por Capivari Cachoeira, cuja extensão vai desde o município de Bocaiúva do Sul até Campina Grande do Sul, na RM de Curitiba/PR e obviamente, não dá para negar pela foto, mais uma das belezas que a natureza nos presenteia, como tantas outras existentes em nosso maravilhoso País.
Outro detalhe que vale “salientar” é a preservação da mata nativa, bem como, de sua flora e fauna e que por decisão imposta pelos órgãos governamentais, através da Copel, que desde a formação da barragem, vem cuidando para que ela permaneça da forma em que se encontra.
Como assíduo freqüentador e usuário, procuro divulgá-la na tentativa de sensibilizar os demais, á também fazê-lo, em especial aos inúmeros pescadores que usufruem dos pesqueiros públicos, onde infelizmente, existe uma minoria que por ter de pagar uma pequena taxa para freqüentá-los, acham este, ser motivo suficiente para poluir, deixando em suas margens o lixo sob todas as formas.
E vou além: “Creio ser um dever de cada um, se quiser ser chamado de “CIDADÃO” não se omitir, diante desta realidade e de outras, destacando a pesca predatória que por lá acontece diuturnamente, pois os pseudos-pescadores, fazem uso de tarrafas, redes, espinheis, bóia louca, sempre na calada da noite, face a inexistência de fiscalização e mesmo quando ela acontece, se dá no período diurno, então, devemos NOS OBRIGAR, á no mínimo DENUNCIAR ás nossas autoridades todo tipo de abuso que presenciarmos.
Eles são tantos, que para se ter uma idéia, agora as tilapias estão DESOVANDO e é muito fácil vê-las em casais nas margens da represa, cuidando de seus ninhos, cheios de ovos ou de filhotes então, estes “INFELIZES” usando tarrafas, vão dizimando-as e como conseqüência, já a alguns anos, podemos constatar a diminuição deste e de outros peixes, tanto em tamanho como em quantidade, por isso, apelo á todos vocês “pescadores” a aderir neste propósito, para que no futuro, não tenhamos de abandonar mais esta represa, como tantos outros lugares que não vale a pena freqüentar.
Marcão.

2 comentários:

  1. Ok, tudo bem Marcão.
    Vamos montar uma parceria entre os 2 blogs!

    Abraços,

    Zeca (www.fisgadatotal.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Ô Marcão, valeu pela postagem no Mapa da Pesca! Gostei bastante, quem sabe um dia Deus me permite ir aí na Represa pescar (pelo menos aprender a pescar) contigo...

    Grande abraço e parabéns pelo blog!

    Rick

    ResponderExcluir