sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MONTAGEM DE ABRIGO NO PESQUEIRO



MONTAGEM DE ABRIGO NO PESQUEIRO

Os pescadores ocasionais, nem sempre se preocupam com um mínimo de conforto em suas pescarias, achando que uma simples varinha e algumas iscas são suficientes, normalmente ficam em pé e na medida que o tempo vai passando, cansam, então, a opção é sentar no barranco do pesqueiro.As vezes levam sorte e pegam algum peixe, mais nem sempre isto acontece.
Agora quem tem interesse de fazer da pescaria um esporte ou hobby freqüente, não pode só pensar em comprar materiais de pescas adequados, deve também acrescentar no mínimo, um guarda-sol e uma cadeira desmontável, mesmo que fique pescando apenas um dia ou algumas horas.
Isto acontecia comigo, até que comecei a pescar no mínimo dois dias e noites, então, não bastavam á cadeira e o guarda-sol, colocados no pesqueiro, pois no longo período de pesca, também é preciso aplainar o barranco, levando uma enxada ou cortadeira para isso e proteger o chão, com algum plástico ou papelão, para depositar as tralhas de pesca e depois de instalar o guarda-sol, cobrí-lo com uma lona, formando uma barraca sob o mesmo.
Para isto, é preciso providenciar duas estacas ROLIÇAS de madeira, apontadas na base, facilitando fincá-las no barranco do pesqueiro, pelo menos uns 30cm, de forma que a altura útil das mesmas fique +ou- 1,70m, colocadas na frente do pesqueiro, na distância de l,50m que é quase igual a largura do guarda-sol aberto.
Em seguida, cobri-lo com uma lona que tenha no mínimo 4,00m de comprimento por 3,00m de largura.
Em princípio o comprimento da lona, irá cobrir a distância do guarda-sol aberto, então, com um elástico prende-se a mesma na cabeceira de cada estaca. A sobra que será de aproximadamente até 1,25m para cada lado, amarra-se também com elástico, cada uma das extremidades da lona na base de cada estaca.
A largura da lona (3,00m) irá cobrir por inteiro o guarda-sol, então, prender suas extremidades com aqueles ganchinhos de barraca, em vários pontos da mesma. Está pronto o abrigo no pesqueiro.
Cuidado com a cor da lona e do guarda-sol, como já mencionei, a de cor amarela, laranja, vermelha ou branca, serão notadas pelas tilápias e elas somem do pesqueiro, então recomendo a cor preta ou incolor, que são neutras, entretanto, o inconveniente é que no período de sol forte, ambas conservam o calor, porem, neles, nem sempre vale a pena pescar, pois diminuem a ação dos peixes..
IMPORTANTE: Acima me referi a estacas de madeira, cujo tamanho é de 2,00 metros, então, o que fazer quando o carro não tem bagageiro?
A solução que encontrei foi dividi-las em duas partes de 1,00 metro e numa delas adaptei um cano de PVC, na espessura da mesma, formando um encaixe.
Lona, estacas, enxada ou cortadeira, são mais itens que soma á toda tralha que levamos, tudo em nome do conforto.
Pescador sofre...concorda?
P.S A imagem acima é meramente ilustrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário