quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

AGROTÓXICOS E PEIXES




Olá e Alô Amigos Pescadores:
Nem se discute que nossa praia é a “PESCARIA”, entretanto quero CHAMAR A ATENÇÃO de vocês, para os artigos abaixo, pois eles queiramos ou não, estão relacionados com nosso esporte:
Na madrugada do dia 18 de novembro de 2008, 8 mil litros de endosulfan foram derramados no rio Pirapetinga, afluente do Paraíba do Sul, a principal bacia de onde se retira água para o consumo na capital do estado. Por horas, o vazamento do líquido leitoso produziu uma nuvem que matava peixes pelo caminho. Estima-se que 100 toneladas de peixes morreram.
Foi em agosto que os pescadores começaram a encontrar peixes mortos. Enfraquecidos, os peixes são trazidos pela correnteza e morrem na areia. As primeiras análises feitas em amostras coletadas no Rio Paraná indicam uma possível contaminação por sulfato de cobre.
Ainda não se sabe de onde veio a contaminação. Mas as suspeitas da Superintendência de Pesca de Mato Grosso do Sul, são do uso de agrotóxicos que tenham cobre na composição, produtos químicos utilizados em curtumes ou produtos aplicados no combate ao mexilhão dourado e algas, que se fixam em tubulações e turbinas das usinas da região.
BRASIL: O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICOS DO PLANETA
Enquanto as transnacionais exultam com seus lucros, o Brasil ocupa o posto de maior consumidor de venenos do mundo. A posição, antes ocupada pelos Estados Unidos, foi assumida em 2008, ano em que o mercado de agrotóxicos movimentou sete bilhões de dólares.
Aqui no Paraná, houve uma campanha promovida pelo governo do Estado, alertando os agricultores paranaenses, quanto a plantação de soja transgênica, com exemplos claros de produtores brasileiros e estrangeiros, que acreditaram na PPROPAGANDA ENGANOSA das multinacionais que dominam a tecnologia e ficaram REFENS, amargaram prejuízos nas colheitas da soja transgênica, que também afetou as lavouras da soja tradicional.
Resultado: O governo foi incansavelmente combatido por uma rede de televisão, que pior do que o combate foi o péssimo exemplo de desserviço que prestou á sociedade, quem sabe para não perder anúncios destas multinacionais.
OS RISCOS DO ENDOSULFAN
Banido da União Européia e de pelo menos outros 20 países, o endosulfan é um agrotóxico – ou um “defensivo agrícola”, como preferem chamar os produtores – usado principalmente nas lavouras de café, algodão, soja, cana e alguns cítricos.
É da mesma família do DDT, já proibido no Brasil e em quase todo o mundo.
Há uma campanha mundial para impedir a produção de pesticidas organoclorados, mais eles continuam sendo usados nas lavouras brasileiras, causando problemas de contaminação em alimentos e poluição do meio ambiente.

Os artigos acima, são uma pequena parte de um todo que se você quiser pesquisar na Internet, ficará horrorizado, sem contar com outras mazelas que a sociedade brasileira vive e convive diariamente.
Embora haja muitos “defensores” de nosso meio ambiente, cientistas, pesquisadores, OGN, creio que pouquíssimos de nossos “nobres” políticos e autoridades governamentais, estão se preocupando com isto.
E isto tudo interfere ou não em nossas pescarias?

Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário