terça-feira, 17 de novembro de 2009

ISCAS PARA PESCA DO LAMBARI - SAGÚ


Embora alguns afirmem que o lambarí é um peixe fácil de ser capturado, a meu ver, isto só acontece para quem é 'MACACO VELHO'neste tipo de pescaria e assim mesmo, muitos pescadores já comprovaram que pela 'ESPERTEZA' do peixe, se "BOBEAREM' lá se foi a isca.
Como o assunto é falar de iscas e não do peixe, aqui usamos várias, tais como: Bichinho do pão, minhoca comum em pedacinhos e a california, capetinha, ovo e a própria formiga carregadeira, grão de milho verde novinhos, massinha de macarrãoa espaguetti cozidos e cortados tambem em pedacinhos e o tradicional sagú de mandioca.
Particularmente é ele que prefiro, entretanto, o problema é que qualquer marca, seu tamanho é do "tipo 1", que depois de cozido, a meu ver não fica no tamanho ideal, para a pesca do lambari rabo vermelho e do outro chamado "reloginho", existente no Capivari.
Então, descobri um 'MACETE' para diminuí-lo, a saber:
1) Ferver entre 1,5 á 2litros de água;
2) Depois de fervida, coloque de 100 á 200 gramas do sagú crú e deixe cozinhando por 20 minutos;
3) Passado este tempo, acrescente duas colheres de sopa de açucar e o sumo de até dois limões, e ferva por mais 20 minutos;
4)Nesta 2a etapa, verifique se as bolinhas estão ficando incolor, use um garfo comum para retirá-las da fervura;
5) Quando as bolinhas ficarem incolor homogeneamente, ele está pronto.
6) Depois côe-os numa peneira ou escorregor de macarrão com furos pequenos e a seguir lave-os em abundância com a água da torneira, para retirar a goma existente nas mesmas;
7) Finalmente, para 'SOLTAR' as bolinhas, misture-as em fubá branco ou amarelo, usando os dedos da mão para isso. Depois penere-o novamente para retirar o excesso de fubá.
IMPORTANTE; Tem quem prefira colorí-los, então use corante próprio líquido ou em pó, eles existem em várias cores, porem as mais usadas são amarela, laranja ou vermelha e para isto, separe a quantidade que quer colorir, jogue o corante em cima e misture-os aos mesmos. Somente depois, separe-os no fubá, conforme acima.
Como o sagú foi preparada na véspera da pescaria, muitas vezes na noite que a antecede, é possível que ele endureça, então fazer o seguinte:
a) Ao peneirá-lo do fubá deixe um pouco do mesmo, umideça-o LEVEMENTE, então o sagú ficará no ponto, se ficar armazenado num saquinho plástico. Entretanto, se na pescaria ele ficar muito mole, retire uma quantidade da embalagem e deixe no sol, ele voltará a ficar consistente.
b) Se ficar "duro" de fato, então ferva um pouco de água, penere o sagú novamente, passe-o em água corrente e coloque-o na água fervida por uns 3minutos e ele volta ao ponto ideal.
Faço isto sempre e o sagú fica num tamanho de uns 4mm.
AGORTA, VOCÊ SABE COMO FAZER O SAGÚ FICAR MAIOR?
Isto fica para a próxima.
Boas Pescarias. Marcão

Um comentário: