domingo, 22 de novembro de 2009

VARAS TELESCOPICAS DE MAO


VARAS DE PESCA





Exceto para quem pesca ocasionalmente, o artigo a seguir pode não ter importância, mais para aqueles que a praticam assiduamente, seja ela em pesqueiros,rios e represas, bem como relativa aos peixes encontrados nestes lugares, entre os quais destaco principalmente a tilápia, um item que deve ser levado em consideração, são as varas telescópicas de mão e é nelas que vou tecer alguns comentários:
Varas de fibra simples:
São as mais baratas encontradas no mercado, porem devemos levar em conta seu tamanho, pois ele interfere no peso das mesmas, especialmente as de tamanho acima de 4,00 metros.
Varas de Fibra de Carbono:
De acordo com o tamanho e a percentagem de carbono misturada com a fibra, tornam-se mais caras, independente da marca, mais nos tamanhos acima de 5,00 metros, tornam-se pesadas.
Ambas podem ser de gomo curto ou longo.
GOMO CURTO:
São mais práticas para o transporte;
Pelo fato de que suas ponteiras serem finas, proporcionam uma briga mais longa com o peixe é fisgado, entretanto, se usadas em várias unidades na pescaria, justamente por terem a ponteira fina, corre-se o perigo de suas linhas se enroscarem uma nas outras, quando o peixe correr para os lados.
GOMO LONGO:
A espessura de sua ponteira é quase igual á primeira emenda da de gomo curto, por isso, a desvantagem é que a briga com o peixe é menor, o que também não impede se usadas em maior número, que as linhas se enrosquem, na movimentação dos peixes. Outra desvantagem é que ficam pesadas, nos tamanhos acima de 3,60 metros.
COMPRIMENTO DAS VARAS:
A escolha das mesmas irá depender do tipo de barranco, ou seja:
a) Barrancos Profundos: Varas entre 2,60 a 3,00 metros;
b) Barrancos Rasos: Varas acima de 3,60metros, porem não se esquecer do peso das mesmas e mais um detalhe:
“ O comprimento das mesmas irá interferir na visualização dos flutuadores que forem usados ( bóias ou penas plásticas ou de madeira)”.
Lembre-se: Na pescaria noturna é recomendado o uso de penas, preferencialmente na cor branca, que são melhores visualizadas pela luz do refletor a gás.
MANUTENÇÃO DAS VARAS:
Quando se pesca com mais de uma unidade é importante providenciar também os suportes para as mesmas mais independente disso é preciso mantê-las isenta de umidade e sujeira que podem ocorrer durante a pescaria. Então após a mesma é bom desmontá-las e lavá-las com água, sabão ou detergente neutro.
Depois deixar que enxuguem na sombra num local arejado.
Após a secagem, elas devem ser lubrificadas com algum produto próprio, sendo o mais simples a “vaselina líquida” encontrada em farmácias ou drogarias.
Estes cuidados permanentes aumentam a “vida útil” das mesmas.
Algumas lojas podem oferecer peça de reposição: a ponteira e a 1ª emenda da de gomo curto, especialmente as de fibra de carbono.
OUTRA DICA:
Quanto for fechar a vara e a ponteira ou gomo ficar preso, NÃO FORCE, pode quebrar. A melhor maneira é retirar a linha que está amarrada no cordel da ponteira, desmontá-la até o gomo que ficou preso e dar pequenos toques numa superfície dura e logo eles se soltarão.
E Isso aí!
Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário