quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MAIS UM ABUSO NA PESCA

O artigo a seguir foi retirado de um site de pesca, leia por favor


Por sua versatilidade e importância as tilápias são consideradas as rainhas da piscicultura moderna. Mas apesar de suas vantagens, infelizmente nas represas do Rio Grande, por serem muito ariscas e desconfiadas, as tilápias tem sido alvo de uma matança indiscriminada e covarde por parte de algumas pessoas.
Julgadas e condenadas a morte pelos humanos, a sentença é executada friamente pelos pescadores. Por serem de difícil captura, são exterminadas com fisga e arpão, atitude criminosa, infelizmente ainda permitida por lei.
Os legisladores de Brasília permitem este crime absurdo por pura ignorância, alegando que se é permitido pescar com arpão no mar, porque não permitir nos nossos rios e represas?
Acontece que no mar, a pesca com arpão é permitida sem equipamentos especiais de respiração e mergulho, e os matadores não conseguem executar seus crimes em lugares fundos onde estão a maioria dos peixes.
Os mesmos legisladores não sabem que nossas represas e rios, vítimas do assoreamento são rasas e na rasura a matança covarde é muito facilitada.
Para provocar um desastre irreversível contra o meio ambiente e ser protagonista de um crime ecológico horrendo sem precedentes, isto é possível com uma certa facilidade.
Basta iniciar um desmatamento na área de preservação dos rios e represas, isto é, na mata ciliar.
Você não imagina até onde as conseqüências desta irresponsabilidade podem chegar.
Primeiro destrói as árvores de grande porte, que dão frutos e sementes, alimento essencial dos peixes frutívoros e herbívoros. Além disso elas dão sustentação a vegetação rasteira, responsável por filtrar a matéria orgânica levada pela chuva, assim como “segurar” os agrotóxicos, os inseticidas e os venenos usados nas lavouras e levados nas enxurradas.
Mas o pior é a matéria orgânica depositada na mata ciliar, frutas, folhas, sementes, flores e restos de animais, quando entram em decomposição, produzem os nutrientes (fitoplancton e zooplancton), essenciais para os alevinos. O plâncton é tão fundamental para os alevinos como o leite materno é importante para os bebês.
Sem a mata ciliar a matéria orgânica não se decompõe, não produz os nutrientes, acumulando-se nos leitos dos rios e represas, provocando o assoreamento.
Este é o pior fenômeno natural provocado pelo homem que um curso d'água pode sofrer, ele provoca a morte lenta e gradual de seus semelhantes.
O assoreamento esquenta e diminui a quantidade de água dos rios e represas, além do mais este fenômeno libera oxigênio da água, tornando-a improdutiva, e matando seus moradores por asfixia, acelerando assim o fim do ciclo da vida naquele lugar.
Com a violência desta impensada atitude, certamente condenará a morte todos os seres vivos daquele curso d'água.
Os seres humanos quando usuários do meio ambiente precisam saber distinguir entre o que é permitido por lei, e o que realmente pode destruir a natureza.
Condenar à morte centenas de seres vivos indefesos e inofensivos é um crime repulsivo e revoltante.
Não existe honra nem dignidade em praticar, permitir e ocultar crimes dessa natureza. Eles devem ser rigorosamente apurados e punidos de maneira exemplar.
FIM
Este artigo nos leva á uma reflexão: Será que nós pescadores amadores, não estamos contribuindo de forma negativa, quando observamos ou constatamos abusos e nos omitimos?
Só você pode responder.
Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário