sábado, 14 de novembro de 2009

PROGRAMAS DE PESCA


PROGRAMAS DE PESCA

Como expectador de programas de pesca, concluo que a maioria deles, devido o comprometimento com os patrocinadores, mantém o foco em divulgar produtos em geral, além dos de pesca.
É compreensível que isto aconteça, entretanto, para nós pescadores em geral, o que realmente queremos é ver a pescaria.
Considerando que eles recebem o patrocínio de algum proprietário de pousada, barco, etc, o que chateia é não saber o quanto eles cobram por estadias em geral, pois para quem deseja ir pescar nestes locais, precisa saber quanto a pescaria custará, considerando todas as demais despesas.
Por outro lado, nem sempre divulgam “a quantidade de dias que ficam no local, gravando o programa, passando á nos telespectadores, a falsa ilusão de que a quantidade de peixes pescados, aconteceu num único dia.
Tempos atrás, houve um “famoso” programa de pesca que hoje já não existe mais, o pescador apresentador ficou duas semanas em Guaratuba-PR, praticando a pesca de praia, tendo capturado em cada dia, uma quantidade ínfima de peixes, especialmente pequenas betaras e robalinhos e depois numa montagem , passou a impressão de que capturou uma enorme quantidade.
Por este exemplo, não seria exagero afirmar que tal conduta possa ser considerada “propaganda enganosa”.
Quem conhece os vários pontos de pesca de praia na região, sabe perfeitamente, que:
a) Pescadores nativos, praticam a pesca o ano todo, desde Pontal do Sul até a Barra do Saí;
b) Em Guaratuba o camarão “sete-barba”é pescado com redes de arrasto e não é difícil ver os barcos a pouca distância da praia, aliás, distância ilegal e tais redes, capturam além de camarões fora da medida, “filhotes” de peixes de várias espécies.
c) Para tal prática não existe fiscalização sistemática e quando elas acontecem, sempre tem algum político ou autoridade local, que usa os meios de comunicação, com a desculpa de que “estão tirando o sustento” de diversas famílias;
d) Isto é pura mentira, pois, quem se der o trabalho de verificar, verá que estes pescadores no inverno, vendem o camarão a preços irrisórios aos atravessadores e no verão, a renda que conseguem, nem sempre é para sustento de suas famílias, pois muitos, ficam nos bares ao redor do mercadinho de peixe, bebendo e festejando diuturnamente.
e) Claro que como diz o velho ditado “ A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO”, nós pescadores em geral, somos incentivados a comprar os mais variados materiais de pesca, cada um de acordo com suas possibilidades financeiras, bem como, outros produtos apresentados. Esta mais que na hora dos patrocinadores e apresentadores, olhar mais para o nosso lado, pois num programa de 30minutos, pelo menos 15 minutos são de pura propaganda e me perdoem... NÃO A SACO QUE AGUENTE.
Marcão.

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