quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TILAPIAS DO BRASIL







TILAPIAS NO BRASIL

Nos meus artigos tenho falado muito da pescaria de tilapias, porem tão importantes como dicas e macetes de sua pesca, devemos considerar suas características, as quais procuro descrever abaixo:
Numa pesquisa na Internet, com a intenção de escrever sobre as Tilapias, encontrei muita dificuldade em mostrar as diferença entre as espécies existentes no País, que são a Nilótica, Rendalli e Saint Peters.

NILOTICA: a mais conhecida e encontrada, que pode chegar até 5kilos, onde se observa que sua nadadeira dorsal e anal possui espinhos defensivos, que ficam armados desde a sua captura, porem sua característica marcante é ter listras verticais em todo corpo e ventre esbranquiçado. Sua alimentação basicamente herbívora (plantas-capím, etc)


RENDALLI: adulta pode chegar até 2,5kg, porem a mais encontrada não passa de 1kg, sendo descrita como na cor cinza azulada, com poucas escamas, sendo onívoras, são oportunista, comem insetos e levam muito perigo aos peixes pequenos, aceita grande variedade de temperatura e baixos teores de oxigênio, tem grande capacidade de reprodução, a qual ocorre em águas limpas e rasas.
O macho fertiliza os ovos depositados pela fêmea, os quais podem chegar até 2mil unidades, porem somente uns 300 são incubados em sua boca, mantendo-os “areados” prevenindo-os ao ataques de fungos e bactérias. Outra característica que a difere das outras é que seus olhos tem a mesma cor do corpo e sua cabeça a forma de “V” e é mais bicuda.

SAINT PETERS: achei esta imagem, a qual dará uma BOA noção da mesma,bem como a "foto" onde mostra o corpo relativamente ALTO, podendo ter a cor avermelhada, rosa clara ou forte e a boca terminal.A nadadeira dorsal é dividida em duas partes, sendo que a anterior é ESPINHOSA e a posterior RAMOSA e a caudal ARREDONDADA.Elas podem ou não ter MANCHAS ESCURAS.Quando atingem 15cm já podem se reproduzir, ccuja desova é de +ou- 1500ovos com incubação oral.
Os machos constroem os ninhos, até 10 buracos de 10cm de largura por 5cm de profundidade, no caso de ameaça, o casal ataca os eventuais predadores.
Os alevinos se alimentam de plâncton e quando crescem são herbívoras, porem são oportunistas e podem se alimentar de insetos, ovos ou alevinos de outros peixes.
Dizem que elas são oriundas de Israel, na maioria das vezes híbridas por isso tem um grande valor comercial, por atingirem tamanhos e pesos mais expressivos, razão pela qual sua reprodução é considerada baixa e na maioria das vezes é mais facilmente encontrada em pesqueiros.

Apesar das fotos serem meramente ilustrativas, a descrição dada ajuda muito, concorda?
Então BOM PROVEITO.
Marcão.

Um comentário:

  1. a rendalli não é incubadora bucal
    veja aqui:
    http://cdserver2.ru.ac.za/cd/011120_1/Aqua/SSA/trendal.htm

    ResponderExcluir