sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PESCA PREDATÓRIA NO CAPIVARI



MORTE DE CARPA NO CAPIVARI

A foto acima foi tirada de um site, demonstrando o que acontece na Represa Capivari Cachoeira -RM de Curitiba/PR e é a prova lá existe a pesca predatória.
Esta carpa com certeza deve ter pesado mais de 40kg e não é a primeira, pois existe uns CARAS, que praticam este tipo de pesca da seguinte maneira:
1)- Ficam no entardecer no barranco do pesqueiro, observando, até conseguirem enxergar o peixe nadando na superfície;
2)-Preparam o molinete onde no final da linha colocam uma chumbada “pesada” e logo acima várias GARATEIAS ENORMES;
3)-Uma vez avistado, lançam o molinete alem deles e fazem um recolhimento rápido, tentando fisgá-los pelo corpo.
4)- Muitas vezes conseguem porem, aquelas que escapam das garateias
fincadas no corpo, acabam morrendo posteriormente, veja o detalhe do corte no corpo da mesma.
Porque fazem isto?
Alguns que conseguem se acham “heróis” por realizar tal proeza.
Outros porque é para eles uma fonte de renda, pois vendem o peixe para Restaurantes.

Lamentavelmente não é somente este tipo de PESCA PREDATORIA, que acontece ao longo de toda extensão da represa, ainda tem as redes, tarrafas, espinheis, anzóis de galho e bóia louca, utilizadas diuturnamente..
Agora inventaram outra novidade: Alguns pseudo-tilapeiros, geralmente nos finais de semana, durante o dia, cevam seus pesqueiros e a noite trocam os anzóis normais por garateias em suas varas telescópicas de mão e ficam “CHASQUEANDO-AS” tentando pegar o peixe pelo corpo, só que são as tilápias.
Aquelas que escapam, tem o mesmo destino das carpas..
Alem desta conseqüência, ambos os costumes adotados, estão espantando os peixes nos tradicionais pesqueiros, especialmente naquele de nome POUSADA CAPIVARI, na margem da represa sentido Campina Grande do Sul e vem acontecendo a mais de 5 anos..
E o pior é que tem muito “pescador” que vê estas barbaridades e não denuncia, alguns por conhecer e até ter amizade com os predadores. Outros quando reclamam são, no mínimo ameaçados, sem contar que podem ter o material de pesca ou o carro danificado, então, mudam para outros lugares.
Há também aqueles que reclamam e criticam, mais não tomam a iniciativa de formular denúncia ás autoridades, alegam ser perda de tempo.
De certa forma estão certos, eu mesmo, ano passado, fui ao Batalhão da Força Verde e fiz a denúncia. Eles ficaram de acionar os policiais que ficam no posto avançado da represa , no Recanto Ari Bandeira, porem de lá para cá, não vi , nem soube que alguém tenha visto qualquer fiscalização de dia, muito menos a noite conforme sugeri, pois é no período noturno que os predadores agem.
Vou mandar uma cópia desta ao IAP/PR e ao COMANDANTE da Força Verde, pois, agora no verão com certeza, os predadores estarão por lá.
Marcão.

8 comentários:

  1. Boa tarde. Gostaria que o senhor desse uma olhada no seu e-mail cadastrado nesse site, queria tirar umas dúvidas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ola Daniel, desculpe somente hoje 20/12 ví seu comentário, me faça um favor, me passe um email: marcaocapivari@ymail.com. e conversaremos a respeito de sua dúvida.Ok/Abraçoss.Marcão.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Marcão;

    Marcão eu gostaria de saber como eu consigo
    pegar carpa ou tilápia no Capivari? Quais as iscas que devo usar para pegá-las e maiores informações com o mulinete, algumas manhas.


    Obrigado.

    Patrick

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MARCÃO!
    SOU O RODRIGO DO FÓRUM TILÁPEIRO, FIQUEI TRISTE COM A MENSAGEM A CIMA POIS ISSO É DESNECESSÁRIO O GOSTOSO DA PESCARIA É VER A PONTEIRA DA VARA DESCER LENTAMENTE E A HORA DA FISGADA. VOCÊ TERIA ALGUMAS FOTOS DE PESCARIA PARA POSTAR AQUI??

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  5. Ola Marção, e triste ver esses predadores cada vez mais aumentando, vamos acabar com eles.
    A força verde devedria ficar de plantão em ul lugar proximo, divulgando um numero de celular, e ai nos poderiamos denunciar no ato.
    Jose Valdir

    ResponderExcluir
  6. Pesco no capivari a mais de 5 anos cansei de passar noites em claro dias e dias no sol sem pegar uma tilapia , pescando no milho no capim no bixinho, nunca tive grandes resusltados apenas as malditas tilapinhas, agora me digam como se sentiriam acordando de madrugada gastando dinheiro em ceva em isca gasolina pra chegar la e nao pegar nada? Acho que ninguém fica feliz nao é eu pesco na tesourinha e tenho otimos resultados cansei de ficar mofando na beira da represa sem pegar nada, se eu nao pescar na batida outro vai pescar!!! Podem me criticar a vontade !!! Mas isca ja esta ultrapassada e nao da mais resultados. No dia 31/12/2016 peguei 27 kilos de tilapia apenas com uma vara, enquanto o pessoal no sabia pescando com isca nao pegavam um peixe se quer !!!

    ResponderExcluir
  7. eu acho catro amigo que nos deveriamos dar a sugestao de ser multado o dono do psqueiro que cobra a entrada e nada faz contra a pesca predatoria se assim for acredito que as coisas começaem a mudar pois o mesmo so se preocupa em cobrar a entrada e os caras pescam com o que quiserem..

    ResponderExcluir
  8. Olá bom dia meu nome é eliandro sou de mato grosso MT. Eu tenho informações que meu pai está cuidando de um pesqueiro por aí.o nome dele é Antônio mas chamam ele de Toninho se pude me ajudar agradeço muito.mandei essa MSG pra vc pois deve conhecer vários lugares aí se puder me ajudar agradeço muito faz tempo que não tenho contato com ele meu email e eliandrovalencio@outlook.com
    Telefone 066 996500324 tem ZAP esse número também

    ResponderExcluir