sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CEVAS- SEMPRE INVENTANDO


Olá Tilapeiros:
Todos sabemos que nas pescarias a ceva é parte integrante do processo, seu uso naturalmente é para atrair o peixe e mais do que isto, mante-lo em nossos pesqueiros.
Atualmente, sendo época da pesca da tilápia, não dá para mensurar a quantidade de cevas de todos os tipos que são lançadas nos vários pesqueiros públicos existentes lá na Represa Capivari Cachoeira, mais pela freqüência de inúmeros pescadores diáriamente, dá para pelo menos tentar ter uma noção da quantidade, então vou fazer um pequeno exercício matemático, se bem que não corresponde a realidade, apenas uma suposição:
Vamos imaginar que lá no Recanto do Sabiá onde pesco, diáriamente compareçam uns cinquenta tilapeiros e que cada um deles, lance em torno de 5kg de cevas variadas,ok?
Fazendo as contas são então 2.500 quilos de cevas diárias;
Em 30 dias: 75.000 kilos.
Que loucura, concordam?
Mesmo que estes números não sejam reais, a verdade é que agora se lança muita ceva é uma das razões que nossas queridas tilápias vem se alimentar e é claro, com sorte, podemos capturá-las.
A maioria chega, consegue o pesqueiro, prepara as tralhas de pesca e sem dúvida, começam a cevar, mesmo quando é avisado que quem deixou o local o fêz e não é diferente comigo.
Ocorre que apesar de "macaco velho" sabedor que a ceva em excesso, fáz com que nossas queridinhas se alimentem dela e rejeitem nossas iscas, sempre fico em dúvida e nela o melhor é prevenir do que remediar e lá vai ceva.
Por isso, não só eu, como outros, acabamos "caindo do cavalo", então, comecei a "estudar" a questão e tive uma idéia, quem sabe nada original, mais vou fazer uma nova experiência neste hábito.
Na próxima pescaria, vou levar uma embalagem vazia de água mineral, conforme a da foto (5litros) devidamente "furada" em várias partes da mesma e no seu interior colocar milho verde picado e ração de coelho ou de peixe.
Depois de preparar o pesqueiro, vou amarrar o vasilhame numa corda de nylon e lançá-lo na água para que afunde, pelo menos uns 30 cm antes da ponteira da vara de mão do meio que for utilizar.
Ora, a tendência é que a ceva no interior do mesmo ,depois de tomada pela água, comece a sair pelos furos aos poucos, mesmo que de vez em quando precise de uma chacoalhadinha.
Pelo menos, isto aconteceu num teste que fiz num balde cheio de água de torneira, então creio que irá funcionar no local da pescaria, vamos ver?
Talvez alguns de vocês devam estar pensando: Porque este cara não continua no sistema tradicional, ele deve ser "lelé da cuca"?
Bem de pescador e louco, cada um tem um pouco, mais a razão principal, se deve ao fato que mesmo permanecendo no local por no mínimo dois dias e noites, não são em todas as horas que fico na beira do barranco, a permanência maior é durante a noite, então, já que este é o hábito, usando o sistema acima, provávelmente atingirei meu objetivo, atrair e manter o cardume no meu pesqueiro, entendeu?
Por outro lado, desta forma certamente, o consumo de ceva será menor, bem como, para reabastecer o reservatório quando necessário, bastando retirá-lo da água e lançá-lo novamente, falou ou quer que desenhe?
PRESTE ATENÇÃO: Já que o reservatório é incolor,tambem existe as seguintes vantagens: Não assustará os peixes, provavelmente visualizarão a ceva e ficarão por perto.
Se vai dar certo? Vamos ver? O pior que pode acontecer é confirmar que cada louco tem sua mânia. Falou?
Marcão.

2 comentários:

  1. ei.acho que vc tem razão,eu acho um absurdo jogar tanta ceva,como eles vão comer se estão com a pança cheia?srsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Marcão,

    Um senhor que nos fornece minhocas e outras iscas, detentor dos segredos da pesca dos antigos, me disse certa vez que é possível implementar a ceva para Tilápias com chá de erva doce. A receita é a seguinte: misture 4 saquinhos de erva doce em um litro de água fervente. Deixe a água ferver por mais uns dois minutos e desligue o fogo. Coloque a mistura em garrafas de refrigerante (ou outro recipiente de plástico). Não há a necessidade de coar.

    Ao chegar na beira da represa, misture 2 partes de quirela de milho com 1 parte de farelo. A quantidade depende do tanto de ceva que você quer fazer. Depois despeje o chá. A intenção é que a mistura vire uma pasta. Após isso, pode atirar a ceva na água da maneira adequada.

    Eu fiz essa experiência e, aparentemente, obtive bons resultados por aqui. Fiz inclusive alguns testes do tipo. Cevava um lado da represa só com quirela e o outro com quirela e o chá para ver qual dos lados ficava mais propício para a pescar. Aparentemente o lado que foi cevado com quirela e chá estava mais piscoso!

    Enfim, gostaria de ouvir a opinião de um tilapeiro profissional sobre essa técnica. Meu e-mail é marcelopsi06@gmail.com.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir