domingo, 21 de fevereiro de 2010

TILAPIA- A EXOTICA E INVASORA


CAROS AMIGOS TILAPEIROS:
Quem acessa meu blog e se dá ao trabalho de tomar conhecimento dos artigos que escrevo, evidentemente sabe que minha "preferência" é falar e praticar a pesca da tilápia e para tanto, ainda pesquiso tudo que há na internet á este respeito e neste particular, acessei alguns sites, onde contém artigos falando deste peixe, que por alguns biológos, são considerados como espécies invasoras e predadoras das outras nativas, existentes em nossos rios e lagos em geral, por suas característica lá definidas e é claro, falam também de outros organismos invasores, tal como um tipo de caramujo, etc.
Pelo conteúdo dos artigos,fica claro que o objetivo é apenas informativo, entretanto, se sugere que haja ações no sentido de dizimar estas espécies de nosso meio ambiente,sem desmerecer ou desrespeitar a balizada opinião destes especialistas,penso que é um tipo de informação, que apesar de séria, hoje é irrelevante.
Minha conclusão se deve aos seguintes fatos:
1) Nós brasileiros e talvez outros povos, temos a tendência de "achar importante" e adotar certos "modismos" em todas as áreas: roupas, calçados, bolsas, joias e falando da fauna, são inúmeros seres que importamos, para atender os mais variados desejos de consumo: cães,gatos,pássaros,répteis,etc.
2) No que tange a tilápia, devemos lembrar que ela foi introduzida a mais de cinco décadas e por sua característica, proliferou em todo país, como outras espécies de peixe, incluindo aqueles criados em laboratório, que me vem a lembrança o tal do "tambacú" apenas para citar.
Quem sabe o grande problema esteja no fato da falta de conhecimento das conseqüências, ou mesmo que ela seja conhecida, que de alguma forma intencional ou não, nossas autoridades responsáveis pelo meio ambiente, não dêem a importância devida?
Creio que diante desta realidade,uma alternativa, seria no caso das tilápias, não ser permitida sua introdução em lugares onde ainda não existam? Mais a qüestão que fica é ainda, teremos pessoal e aparelhamento suficiente para isso?
Por outro lado, deixando de lado, se for para considerar este peixe um vilão, devemos lembrar que hoje ela movimenta a econômia, pois é o peixe preferido por muitos restaurantes japoneses, sua carne é exportada, seu couro tem outras utilidades, como as sobras são matéria prima para produção de rações e quando importadas, se pensou de servir de alimentação base para os ribeirinhos, etc.
Para finalizar, usando uma gíria conhecida " puxar a sardinha para nosso lado", como pescador espero que ela continue presente, para nossa alegria. E vocês o que acham?
Abraços.
Marcão - tilapeiro inveterado.

Um comentário:

  1. Marcão...

    Adorei o seu blog e seus textos sobre pesca de Tilápia. Sem dúvida esse é um dos peixes cuja pesca é mais rentosa e mais divertida.

    Aqui fala Marcelo Vitor, matero véio desde 1635. Direto de Mirassol, São Paulo.

    Abraços

    ResponderExcluir