segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PROBLEMAS COM FLUTUADORES



Olá pessoal da Pesca:
Hoje vou abordar este assunto.
Quem pesca, geralmente ao entrar numa loja de nosso esporte, sempre compra alguma coisa: anzóis, linhas, chumbos, giradores, snaps, etc é o consumo compulsivo na maioria das vezes, concordam?
Por várias vezes, isto acontece comigo, particularmente quando vejo algum tipo de “flutuador” diferente. Compro alguns para testar e aos poucos, minha caixa de acessórios vai ficando cheia.
O fato é que muitos deles, não correspondem ás expectativas, quem sabe por falta de adaptação, então volto ás minhas “tradicionais” peninhas de madeira, estas sim, já conheço o funcionamento e geralmente são adequadas.
Isto porem é questão pessoal, mais o que quero chamar a atenção é para o fato que ultimamente quem as fabrica (alguns) já não fazem este acessório como antigamente, os maiores problemas que tenho notado são relacionados com a qualidade da madeira empregada na fabricação.
De outro lado,o problema está relacionado á pintura, nem sempre usam a tinta adequada e o resultado é desastroso, pois elas não sendo devidamente “seladas” com a pintura, normalmente “encharcam” e a conseqüência não é outra senão, dificultar a regulagem ao longo da pescaria.
Face ao exposto, normalmente procuro refazê-las e apesar do trabalho que dá,sempre compensa,pois:
1) Retiro a tinta original com um estilete afiado raspando-as;
2) Com uma lixa “fina” para madeira, lixo-as suavemente e por vezes também para afiná-las um pouco, especialmente na cabeceira, onde facilita a colocação de Star-lite de 38mm que utilizo normalmente;
3) Refaço as “argolinhas” que existem nas bases e cabeceiras, pois as vezes, o arame não é adequado: espessura grossa ou escapa facilmente;
4) Depois torno a pintá-las com tinta automotiva “ducco”, que a meu ver, alem da secagem rápida, isola-as da umidade.
5) Falando na luz química dos star-lite, aprendi um outro “macete” pelo menos para a pesca noturna, onde a luz do mesmo fica “melhorada”, nada tão difícil, basta pintar alguns centímetros da cabeceira da peninha com tinta esmalte comum na cor “preta”, apesar de demorar para secar, vale a pena.
Bem pessoal, por enquanto é só e quem achar ser difícil ter todo este trabalho, entre em contato comigo, quem sabe “mediante a reposição de custos dos novos materiais¨, possamos entrar em acordo.
Copiou ou quer que desenhe.
Marcão.

EM TEMPO: A FOTO É MERAMENTE ILUSTRATIVA, NADA CONTRA QUEM AS FABRICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário