sábado, 30 de janeiro de 2010

PESCA DE CARPA NO CAPIVARI

Revisando alguns artigos escritos, notei uma pergunta de um companheiro de pesca, Patric, INDAGANDO sobre o assunto:
Bem gostaria de informar á ele e aos demais interessados que existem vários pesqueiros na represa, em que se pode praticar esta pesca, entretanto, não é em todo local que se pode pescá-las, devido a quantidade enorme de troncos e galhos de árvores submersos, durante a formação da barragem o que certamente, causará o enrosco de anzois em especial os "chuveirinhos" geralmente utilizados.
Desta forma, o mais adequado é pescá-las na superfície, montando o conjunto da seguinte maneira: ( vide foto acima)
1) Na extremidade da linha, atar o chuveirinho numa pernada de linha de até uns 80cm;
2) Em seguida colocar uma boia de isopor de tamanho razoável, que corra solta na pernada e pare num girador de tamanho adequado, o qual, uma de suas extremidades será atádo á pernada.
3) Na outra extremidade do girador, antes de amarrar a linha do molinete ou carretilha, colocar um chumbo de umas 10 a 15 gramas que corra solto na mesma.
Montando o conjunto desta forma o que irá ocorrer é o seguinte:
a)Ao lançar a linha na água, o chumbo colocado da maneira indicada, ajudará levar a isca numa determinada distância e depois afunda, formando uma espécie de "âncora.
b) A linha do molinete deve ser recolhida o suficiente para ficar relativamente esticada, tendo o chumbo como base neste processo;
c) A boia regulada na profundidade sugerida, ficará na superfície da água e a isca igualmente.
Este sistema praticamente só funciona com carpas que prefiram massas como iscas, pois no caso da carpa capim, geralmente se usa "milho seco" colocado apenas em UM anzol, apesar delas terem preferência em comer no fundo.
Assim sendo, sugiro ainda, que peçam informações aos freqüentadores no pesqueiro escolhido para esta pesca, sempre haverá alguem disposto a colaborar.
Marcão.

2 comentários:

  1. boa tarde ! adorei o seu blog , e ainda não conheço o capivari ,estava pra ir lá neste mês ,mais o clima não vem ajudando, como esta temporada não está favoravel à pesca da tilapia , na próxima temporada será melhor para se pescar as tilapias ? E é verdade que existem muitas carpas e corinbas na represa ? e se não for pedir de mais vc pode me indicar um pesqueiro bom para carpas lá na represa ? desde já muito obrigado e deixo um aqui um grande abraço !!!! obs: quem pesca cabeçuda com garatéia não tem o mesmo prazer de quem pesca na espera .

    ResponderExcluir
  2. marcão !!! Fui pescar no capivari esta semana, nunca tinha ido lá , ficamos no recanto sabiá , la do seu amigo Tadeu , eu nunca pesquei tilapia, pois aprecio muito a pesca de carpa cabeçuda, tentei uma noite pescar carpas lá no limoeiro mais não tem jeito rsrsrs... tentei pescar de fundo e só bateu bagre e cascudo, tentei tilapiar mais tbm não deu boca, lua ruim , temperatura que caiu bruscamente , mais eu adorei o local, e fiquei sabendo que lugar bom pra cabeçuda é numtal de DOIS MIL , será verdade ??? abraços

    ResponderExcluir