quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PESCA DA SAICANGA




Bom dia Amigos da Pesca:
Aqueles que acessam meu blog, sabem que sou um "tilapeiro de carteirinha", entretanto, nem sempre foi assim, pois, pescar deve fazer parte do meu DNA(chato hein?), pois como muitos, pesco desde guri, no tempo que o atual Partque Barigui, ainda não existia, onde eu e a gurizada do Bigorrilho( hoje sofesticaram todos os bairros próximos, dizendo que é Champagnat), iamos ao local para se banhar no rio, caçar passarinho com cetra e obviamente pescar:
Bem pessoal o que interessa mesmo é falar da pesca da saicanga, certo?
Já fáz bastante tempo, trabalhava numa loja de material de construção e os donos tinham parentes em Cerro Azul/PR, num sábado, como de costume juntavamos uma galera para pescar e lá fomos nós. Era verão e aquela cidade estava "fervendo" de tanto calor, fomos na casa de um tal de Pri(apelido) do morador e lá chegando, lá pelas 14,0o0 horas,ele estava fazendo "cachaça" num alambique de cobre. Não deu outra, na roda de conversa, ele enchia um copo que passava de mão em mão e o "papo" ia correndo solto. Êta "pinguinha" da boa, ela vinha quentinha e descia "suave". Resultado: Quando resolvemos levantar para pescar, não é que a "danada trepou" e nossa única alternativa foi subir ao pavimento superior do local, espalhar os colchões e dormir para curtir o "porre". Acordamos já no escuro e a saída foi assar uma "carninha", bater papo e tomar umas geladas, afinal ninguem é de ferro, certo?
No outro dia de manhã, após o café eu e meu falecido sogro fomos pescar no rio Ponta Grossa, que passava no fundo da propriedade. A intenção era pescar saicanga. Eu nunca tinha pescado este peixe, mais meu sogro "macaco velho" havia levado uma lata com sangue de porco coalhado. Então o macete era fazer uma bolinha de algodão, molhar no dito e lançar a linha na água, só com um chumbo de umas 15 ou 20 gramas. Mau caia na água, as "bichonas" atacavam e saia uma atrás da outra.
Nóutra ocasião, fomos eu e meu concunhado Mario, pescar em Quitandinha no Rio da Vargem. A intenção era pescar lambari, mais notamos que as saicangas estavam dando o "ar da graça", então resolvemos aventurar, usando como isca o lambarí e não deu outra, pegamos algumas de bom porte.
Lá no Capivari tambem tem este peixe, as vezes quando pescamos lambarí, com o bicho do pão como isca, entra alguma, mais de pequeno porte.
Tenho um amigo do Capiva, que descobriu um pesqueiro lá no Rio São João em Garuva/SC e já esteve por lá várias vezes e no local que pesca, onde o rio forma um remanso e é um poço fundo, alem de pegar tilápias, acaras, trairas, bagres e até robalos, começou a pegar saicangas.
A novidade é que descobriu e usa como isca é pedaços de pão francês, já imaginaram? O macete é lançar o pão inteiro como ceva, e na medida que vão descendo na flôr da água, parando nas margens, elas começam a atacar, então ele pega o milinete e lança da forma já citada e é de cantar a linha. Ele já me convuidou para ir lá, porem, tá difícil, pois se chover, o local alaga, pois é num "bananal" não dá para armar acampamento, atola o carro e a coisa fica brava, ainda mais agora que está chovendo todos os dias.
Bem pessoal, para encerrar, segue algumas dicas da pesca deste peixe:
Saicanga:
Nome Popular:Saicanga ou peixe cachorro;
Descrição do peixe: Escamas diminutas; corpo alongado, um pouco comprimido; nadadeira dorsal na porção posterior do corpo; focinho longo; boca grande; dentes caninos.
Coloração clara, com uma mancha escura na base da nadadeira caudal, podendo apresentar outra mancha atrás do opérculo.
As maiores espécies alcançam cerca de 35cm de comprimento total.
Ecologia: Podem ser encontradas tanta em locais de água aparada ou com correnteza. Vivem em cardumes.
Equipamentos: Ultraleve/leve, linhas até 8 lb., anzóis pequenos com haste longa ou com empate de aço pequeno. Pode-se pescá-las com varas de mão, desde que se haja da forma acima.
OBS: Apesar de ser um peixe esportivo e briguento, não tem importância comercial ou na pesca esportiva.
Iscas: Pedaços de peixe, Peixe vivo( lambarí), minhoca, sangue de boi ou pequenos plugs de meia água e spinners.
Seja como for é mais uma opção de pesca, concordam?

Abraços.
Marcão.

2 comentários:

  1. sera que no rio capivari tem saicangas? nao na represa no rio mesmo ali em bocaiuva divisa com campina, tenho uma propriedade e o rio passa no fundo.

    ResponderExcluir
  2. como por o lambari no anzol para capiturar a saicanga

    ResponderExcluir