domingo, 10 de janeiro de 2010

USO DO ALICATE DE CONTENÇÃO NA PESCARIA



Polêmica – O alicate é ou não uma covardia?
Quem não cria...copia...
Bom dia Pessoal:
Com a frase acima, estou querendo ajudar meus amigos da Fischingtur á divulgar uma reportagem do site deles, que diz respeito á mais este acessório.
Não faço uso dos mesmos, portanto, não vou dar uma de “metido” querendo “ensinar o padre a rezar a missa”, então leiam o que eles escreveram:
Mesmo nos dias de hoje com tanta informação e proibições é comum ver nos pesqueiros a galera levantando os peixes com esse tipo de alicate.

Em pesqueiros, ao contrário da natureza o peixe fica confinado em um lago e com isso a freqüência de fisgadas é grande, tais como tambacús, pintados, pirararas e carpas e o uso deste equipamento trás as seguintes conseqüências:. Muito sangue, bocas cortadas, despedaçadas entre outros males.
Apesar do apoio e das críticas, o uso deste alicate só seria indicado para peixes tais como: traíras, cachorras, piranhas, os quais trazem “algum” risco ao pescador quando manuseados sem esta proteção especialmente considerando que sua pesca é feita em rios, onde a possibilidade de recuperação dos mesmos é maior.
É triste ver esses peixes totalmente machucados, arrebentados e ainda procurando por comida. Isso sim é uma covardia. Os pesqueiros tinham que proibir totalmente o uso desses alicates. O IBAMA e órgãos de proteção aos animais também deveriam interferir e isto deveria ser considerado um delito grave.
Se você trata mal o seu cachorro, a polícia interfere e medidas são tomadas contra você. Porque que isso não acontece com pessoas que fazem isso com esses peixes? Eu não sei o porquê que esses pescadores utilizam esses alicates para poder segurar e tirar foto com o peixe.
“Estão com medo de sujar a mão? Não querem sujar a roupa? É o medinho de o peixe morder sua mãozinha?”
“Fiquem em casa passando creminho na mão e esqueça a pescarias.
Não existe momento de maior satisfação quando eu fisgo um peixe de 30kg e posso abraçá-lo para tirar a foto. Contato direto com o animal, sem o prejudicar, sem maltratar e sem assinar seu atestado de óbito.
Já vi pescadores tirando fotos de peixes com 40kg, segurando-os com este alicate pela boca. Minha vontade é de levantar um cara desses pela boca e deixá-lo pendurado pra ele sentir só o que é bom.
Em rios e nas pescarias é aconselhado o uso desse alicate para conter o peixe e assim que você conseguir tirar as iscas artificiais com mais facilidade e sem o risco de se machucar, mas mesmo assim não precisa ficar pendurando o peixe pela boca pra tirar foto né?
No máximo segurar o peixe com o alicate, mais com a outra mão, você segura o peixe, isto para dar o equilíbrio necessário. Mais isso é no rio. Em nossos pesqueiros, por favor, deixe o alicate em casa.
Bem pessoal, meu comentário final é que os principais BENEFICIADOS na divulgação e venda destes alicates, sejam os lojistas, afinal faz parte do negócio, entretanto, alem do ganho financeiro, deveriam “aconselhar e orientar” os interessados, pois desta forma estarão contribuindo com a preservação de nossos peixes, certo?
Pelo sim ou pelo não, mais cabe á você pescador, não se deixar impressionar ou diminuir se não possuí-los, concorda?
Então siga o conselho de nossos amigos: COMPRE UM PASSAGUÁ...FALOU!
Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário