sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O QUE A PESCARIA REPRESENTA PARA VOCE?





Ora, como gosto não se discute, cada um pratica o esporte que aprecia, portanto, não há como dizer que um é melhor que o outro, pois o objetivo dos mesmos é entre outras coisas, viver a vida de forma agradável, então, só pode trazer benefícios aos praticantes.
O importante é que ele integre as pessoas e mesmo que haja disputas, que sejam éticas, pois a competir representa o respeito aos adversários e não uma batalha inconseqüente, irresponsável, destrutiva e carente de propósitos positivos.
A história nos conta estórias de gladiadores, cujo objetivo principal era vencer ou morrer, péssimo exemplo, pois atuavam subjugados, homens escravos do capricho e insensatez dos poderosos da época, mais só tempo, transformou este barbarismo em algo importante, que hoje conhecemos como Olimpíadas.
No espírito olímpico, nasceram todos os esportes hoje conhecidos e praticados em todas as nações, entretanto, provavelmente a pesca é a única atividade que representava e representa antes de tudo, um meio de sobrevivência para o ser humano por isso, pode-se atribuir á ela, um significado maior que qualquer outro esporte.
Pescar significa muito mais do que capturar o peixe, cada pescaria é um momento único, mesmo que em todas, as providências para praticá-la sejam repetitivas.
É nela que se contempla a beleza da natureza em todas as suas formas:
Observar o movimento da água, ora calmas e tranqüilas como num lago, outras agitadas pela correnteza dos rios.
Pescar é sentir uma brisa suave em nosso corpo ou um forte vento, que anuncia a chegada da chuva, tornando cinzento aquele céu, que até pouco tempo estava azul, com nuvens brancas que lembram um “algodão doce”.
Pescar é observar o entardecer, que mansamente, vai fazendo com que sol das tardes de verão, ir sumindo no horizonte, anunciando a chegada de mais uma noite, á qual as vezes, esconde a lua e em outras, faz com que ela apareça com toda sua magnitude, refletindo seu clarão na mata e nas águas, iluminando as margens dos lagos e rios, mostrando seus contornos.
Pescar é o momento de olhar para o alto, ver o céu , imaginar a imensidão do universo, pela quantidade de estrelas, que não se enxergam, ofuscadas pelas luzes da cidade.
Pescar é sentir-se vivo no amanhecer de um novo dia, poder escutar o cantar dos pássaros, contemplar a beleza das flores que enfeitam muitas árvores.
Pescar é o reencontro semanal com os amigos e companheiros, saber das novidades, trocar experiências, falar dos peixes, dos materiais de pesca que compramos, contar um “causo”, uma piada que ninguém ri, tirar um “sarrinho”, saborearmos juntos um café , um churrasco, enfim tudo que pode acontecer numa pescaria.
Pescar é esquecer as atribulações e os compromissos da vida, esquecer do patrão “chato”, do cliente insatisfeito, das contas á pagar, do dinheiro que anda sempre “curto” diante de tantas despesas.
Só existe uma coisa pior do que pescar...
È não ir Pescar.
Você concorda?
Marcão.

Um comentário: