segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MAIS UM PEIXE - CASCUDO





Características – são, às vezes, extremamente abundantes em nossos rios, particularmente naqueles que têm trechos com forte correnteza. Boca inferior (ventral) e todo (ou quase todo) o corpo revestidos de placas ósseas. Sua região ventral é geralmente nua. Coloração geralmente parda com algumas manchas escuras. Habitat – peixes de fundo, onde vivem raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes.
Ocorrência – ampla distribuição na América do Sul.
Alimentação – bentônico.
Pelo menos não é de m/conhecimento que este peixe seja fisgado pela boca, pois em várias pescarias lá no Capivari é comum fisgá-los pelo corpo, já que eles vem comer a ceva jogada (milho verde picado, quirera ou farelo de trigo).
Em algumas oportunidades, são exemplares acima de 500 gramas, que demoram a se entregar e as vezes chegam a arrebentar as linhas.
Tenho um amigo de pescaria, que alem de ter um tanque em s/residência, Tb tem um aquário e sempre que capturamos exemplares pequenos (filhotes), ele os leva para colocar nestes locais.
Por outro lado, sua carne é uma delícia, alem da vantagem dele não ter espinhos.
Quando vale á pena consumi-los, costumamos limpá-los da seguinte maneira:
1) Fazemos um corte com uma faca afiada logo acima da cabeça e a seguir a retiramos, junto vêm todos seus órgãos internos;
2) O couro não é retirado, simplesmente fazemos um corte horizontal na parte inferior de seu corpo e depois de temperado, costumamos assá-lo e assim que estiver no ponto, podemos consumi-lo tranqüilamente retirando somente a carne.
Apenas uma informação complementar “cuidado para não comprar “Gato por Lebre”: Alguns locais dizem vender “cascudinho” quando na verdade se tratam de “baiacu” ( peixe marinho). Ele Tb é um peixe saboroso e tem características iguais do cascudo, entretanto, poucas pessoas sabem limpá-lo de modo adequado, principalmente por possuir uma glândula que quando rompida contamina toda sua carne, ela é um veneno poderosíssimo e pode levar a morte.
Marcão.

3 comentários:

  1. Oi, queria saber se ele é venenoso, eu tenho um aquario grande e continha algumas carpas, e coloquei um cascudo, porem todas as caspas morreram, so esta ele no aquario agora e eu quaro outros, devo tira-lo? me afirmaram que ele nao é venenoso

    ResponderExcluir
  2. Bia, o cascudo não é venenoso não, tenho várias carpas, kingios e cascudos em um lago ornamental de 5 000 litros. O que pode ter acontecido é que esse cascudo teria algum tipo de parasita ou carregasse alguma doença que acabou matando suas carpas.

    ResponderExcluir
  3. Bia, o cascudo não é venenoso não, tenho várias carpas, kingios e cascudos em um lago ornamental de 5 000 litros. O que pode ter acontecido é que esse cascudo teria algum tipo de parasita ou carregasse alguma doença que acabou matando suas carpas.

    ResponderExcluir