segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A FORÇA DA NATUREZA



DESASTRES AMBIENTAIS
Todos nós sabemos que eles existem e podem ser classificados como NATURAIS, á estes nada podemos fazer, a não ser nos prevenirmos e nos preservarmos, atitude muito diferente daqueles que são PROVOCADOS pelo próprio homem, então, quero iniciar este artigo com a afirmação de que a NATUREZA, devolve ao homem da mesma forma, com que é tratada.
Não é nenhuma novidade, mais o ser humano, ao longo do tempo, sob o pretexto de construir, acaba destruindo tudo que encontra pela frente, em nome do progresso e falsamente na busca da “melhor” qualidade de vida.
Hoje em dia, com o avanço tecnológico e científico é possível á humanidade, fazer um planejamento “sustentável” ás suas necessidades, porem, sucessivamente se procuram os caminhos mais “curtos e rápidos” de atingir e atender as necessidades básicas ou falsos desejos.
Nestes últimos dias, as TVs têm exibido reportagem da mais recente tragédia em Angra, á nós telespectadores, só resta lamentar, pois não podemos avaliar o “sofrimento” real das famílias que perderam seus entes queridos, quicas, eles não tivessem tão “trágico” fim, as perdas materiais, talvez não importasse tanto.
Sem querer “tripudiar” sob a tragédia “alheia”, não sendo especialista no assunto, concordo com os comentários que os mesmos tem feito na mídia.
Entre tantos, aquele que fala de não se construir em encostas de morros, principalmente da “maneira” como vemos hoje, de forma desordenada, sem qualquer planejamento técnico, desconsiderando o “perigo” que isto representa.
Mesmo com estes “alertas” as pessoas acabam não considerando e se submetem á estes riscos, contando com a sorte.
Sorte não existe, porem quem sabe...foram “iludidos” pela exploração imobiliária: Ter uma propriedade num local tão maravilhoso é o sonho de consumo de muitos e desta forma, são co-responsáveis pelos acontecidos. Outros possivelmente, não tiveram outras opções?
Mais se formos atribuir a “culpa” , ela é exclusivamente das “autoridades” de todas as instâncias.
Agora diante desta tragédia, eles vêm á público tentar explicar o injustificável, sua falta de compromisso, no mínimo ético, para com a população, suas condolências nem sempre sinceras, suas promessas de ajuda á aqueles que tudo perderam, quem sabe não passem apenas de “promessas”, pois quase sempre, com o passar do tempo, jogam o problema aos próximos administradores.
As “desculpas esfarrapadas” vão existir, mais esperemos o tempo, para verificar o que foi feito de concreto, especialmente no que diz respeito a NÃO permissão de reconstrução nestas áreas e nem outras ainda inexploradas, incansavelmente alertadas pelos especialistas.
E quem perdeu tudo, leve a sério os conselhos dos entendidos, pois a NATUREZA continuará a devolver da mesma forma como é tratada.
Que Deus lhes dê força para vencer estas atribulações.
Sinceramente.
Marcão.

2 comentários:

  1. Boa tarde Marcão,
    conheci seu blog a pouco, e percebi que é um amante da pescaria e da natureza, admiro isso.
    Vi também que você é o que chamam de "tilapeiro", e achei muito interessante seus tópicos. Frequento o capivari a pouco tempo.. coisa de 1 ano ou mais. Vim do interior do Paraná, Ibaiti, onde é cercado de bons rios para pesca. Agora, estou me adaptando ao estilo "represa", gostava de uma água corrente para pesca de Piaparas, corimbas, e mandis... agora, para passar o tempo, fico em cima dos Lambaris, onde é muito divertido, vc sabe.
    Bom, estou começando com as tilápias, entendo muito pouco, e com ajuda de pescadores e pesquisas, venho aprimorando, ainda muito "fraco" diria que está meu nível.
    Pois bem, como vc informou no tópico de ano novo, o capivari está bem cheio, as meninas estão gordas de tanto Capim. Gostaria de saber de você, onde fica essas cavas em SJP, moro aqui no Boqueirão, fica bem perto daqui.
    Se quiser, pode me encaminhar no meu email a carater de proteção contra a pesca predatória.
    Um grande abraço, e parabéns pelo blog.

    att.

    Rodrigo Damasceno
    srdigo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcão!
    Sou Editor chefe do blog Companhia da Pesca , e gostei muito do seu blog , das suas matérias , e quero saber se voc~e não tem interesse em uma parceria.
    Pense e me responda

    Abraços
    Thiago

    www.companhiadapesca.blogspot.com

    ResponderExcluir