domingo, 15 de maio de 2016

Linhas de pesca.

Antes de mais nada, vou afirmar:
Quem não cria....copia.
É o que você deve fazer se estiver interessado. Quer moleza? Vá dar rasteira em sapo...Más irá encontrar tal informação no  site www.pescamadora.com.br, onde a libragem de 3 libras é indicada para peixes de até 1,5 quilos e a linha sugerida é a de 0,14mm e seguindo adiante, na libragem 16, a linha é a 0,33mm, para peixes de até 8 quilos.
Más a questão que permanece é a seguinte:
 Será que usar as linhas indicadas na tabela, realmente resolvem nas pescarias de nossas tilápias, lembrando que aquelas de maior porte que encontramos nas represas e lagos, são entre 500 gramas até 2 quilos?
Então, vamos levar em consideração alguns fatores:
a) Se a linha 0,14mm é indicada para tilápias de até 1,5 quilos, com certeza um peixe neste peso deve provavelmente medir pelo menos uns 30 cm, certo?
b) Ora, peixe bem menores no peso, tem serrilhas em sua boca, portanto, aos ser fisgado  e se engoliu o anzol, certamente partirá linhas até mais grossas, concorda?
c) Mesmo que se use a linha 0,14mm indicadas é preciso ver o tipo de equipamento a ser usado, ou seja:
1) Carretilhas ou molinetes, pode dar certo devido a quantidade de linha nos carreteis.
2) O mesmo pode não acontecer nas varas telescópicas de mão, concorda?
Aliás, nas varas telescópicas de mão, a linha acima indicada ou de outra libragem, só dará certo se o peixe for fisgado pelo beiço , pois, a forma que elas trabalham costuma cansar o bicho, certo?
Embora existam estas duvidas, alguns vídeos no Youtube demonstram que as linhas mais finas são melhores adequadas na pesca da tilápia, mais ainda assim, continuamos dependendo de outros fatores na vara de mão, a saber:
a) Varas curtas, à supor de até 3 metros, são indicadas para pesqueiros com barrancos íngremes e as de maior comprimento para outro tipo de barranco.
Tá legal, mais se a água do pesqueiro estiver muito clara, será que uma varinha curta vai funcionar, levando-se em conta que a tilápia durante o dia pode estar enxergando o pescador?
Quem sabe neste caso o melhor seja uma mais longa?
b) E a ceva? Alguns afirmam que as tilápias costumam se alimentar no fundo do pesqueiro, certo?
Então, por analogia, num pesqueiro íngreme, qual a a verdadeira profundidade e mais, será que uma vara mais longa atingirá a mesma?
Ora, quem sabe para resolver o problema neste tipo de pesqueiro, seja melhor lançar a ceva próximo ao barranco?
Mais vamos à outros detalhes:
Já que estamos entrando em época de frio, alguns afirmam que é possível pescar este peixe nesta época, possivelmente usando massas.
Afirmam também, que as tilápias ficam mais "manhosas" mais continuam se alimentando até a temperatura da água ficar abaixo de 18 graus.
Você pode tentar uma dica que vi na internet:
Use um caroço de milho verde envolvido numa bolinha de massa e mais, sem usar chumbo, mesmo no molinete ou carretilha, ou seja, a massa pode servir como ceva complementar, alem daquela que você usou anteriormente.
Poderia continuar colocando outras dúvidas, más para estas e outras o melhor mesmo é experimentar, pois, é o que pretendo fazer e se der certo conto depois.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário