domingo, 29 de maio de 2016

Inventando coisas para pescar. Segunda parte.

Na matéria anterior falei de como confeccionar anteninhas inteligentes, também conhecidas como "ponteira inteligente".
Tenho por hábito afirmar que quem não cria...copia..... e tem sido esta minha opção, especialmente quando posso modificar algo que foi inventado por outro pescador.
Assim sendo, vou falar das modificações que usei nas minhas ponteiras inteligentes:
1) Não sei exatamente qual a quantidade de varetinhas de fibra de vidro de uns 15 centímetros que tinha guardado e foram estas que usei para confeccionar tais ponteiras.
Para tanto, colei numa extremidade da mesma aqueles cordeis de ponteira de varas telescópicas. Más dá para usar os cordeis existentes na própria ponteira da vara, bastando para isso afinar as varetinhas de fibra.
Ora, quem sabe você possa alegar que não tem as tem?. Neste caso, minha dica é comprá-las nas lojas que vendem "pipas", pois são elas que usei e de preferência na cor branca.
2) Na outra extremidade, colei uma miçanga pequena, a qual serve para amarrar a linha.
Numa pequena distância desta primeira miçanga, colei outras médias, pelo menos "duas" á cada 15 centímetro uma da outra.  Entretanto, independente da primeira miçanga,  pode-se  colar mais um pedacinho do cordel  já citado, mantendo as outras duas miçangas.
3) Para "incrementar" as ponteiras, pintei-as com a tinta colorgim nas cores vermelha e amarela, uns 15 centímetros de cada cor, logo acima da segunda miçanga.
É possível que ela não funcione direito na existência de vento forte, se bem que a intenção é usá-la no período noturno, normalmente com águas calmas, por isso na cor branca, para melhor visualização na luz do refletor a gás.
PONTEIRA FEITA COM FIO DE NYLON ( Máquina de cortar grama)
Já explicado na matéria anterior, apenas com uma modificação:
" Depois de colar  o pedaço do fio na ponteira da vara  com a linha de multifilamento, você pode substituí-lo por um pedaço de uns 5 centímetros" de "baguete termo retratil" na bitola de 2 a 3 mm, encontrados em lojas de acessórios eletrônicos. Neste caso, quando for aquecer o baguete coma chama de um isqueiro, deixe 5 mm ou mais livre do mesmo na ponteira da vara, para que a linha de nylon possa ser dobrada formando um ângulo de 90 graus." A posição desta ponteira na pescaria,  deve ser lateral, tanto para direita ou esquerda" na ponteira da vara.
Se o fio de nylon for verde ou alaranjado, penso que só irá funcionar durante o dia, portanto, para que funcione a noite, você deve pintá-los de branco.
PONTEIRA INTELIGENTE PARA VARAAS DE MOLINETE OU CARRETILHA.
Ví nas lojas de pesca, aquelas fabricadas com tubinhos de canudinhos de pirulito os quais medem em torno de 10 centímetros e creio que funcionam, mas modifiquei, procurando usar os mesmos, porém com 15 ou 20 centímetros e confesso que não foi fácil achá-los.
Mais isto não vem ao caso, foi com eles que  fiz minha ponteiras, à saber:
1) Cortei os tubinhos pela metade, colando-os com cola instantânea a um pedaço de 5 centímetros num cordel branco de 5 ou 6 mm, comprado em lojas de ferragens.
OBS: Este cordel possui em seu interior fios soltos que ao serem puchados formam um buraquinho na espessura acima. Assim, para colar o tubinho, basta usar um pedaço de ponteira de vara, que ajuda na colagem, ou seja:
Quando uma pontinha da ponteira fica fora do buraquinho do cordel, facilita a introdução do buraco do tubinho no mesmo, evitando que algum fio solto do cordel  tape o buraco do tubinho, onde depois passará a linha de pesca. Depois e só colar o tubinho, apertando com o dedo para que ele se fixe.
Caso haja dificuldade na fixação do mesmo, aqueça o cordel e o tubinho com a chama de um isqueiro, bem como, para firmá-lo de fato, use um pedaço de baquete termo retratil na espessura do cordel, aquecendo-o conforme recomendado.
2) o mesmo processo deve ser repetido no tubo maior.
Para incrementar, usei as mesmas tintas colorgim vermelha e amarela, pintando o tubinho uns 15 centímetros na extremidade que ficará próximo à água.
3) Como instalar esta ponteira nas varas:
a) Passe a linha de pesca por todos os passadores, exceto o da ponteira:
b) Coloque dois pedacinhos de borracha de " garrote de tirar sangue de veia" na espessura de 5mm, passando-os pela ponteira da vara,  depois passe a linha no interior dos mesmos.
c) Passe a linha na ponteira da vara e a seguir no  interior dos tubinhos e a parte menor deve passar pela ponteira e introduzida nas borrachinhas.
d) Desta forma, o restante da linha contida no molinete ou carretilha passará facilmente, onde então será montado o que for preciso para pescar.
e) Repeteco: A cor branca é para melhorar a visão  na pescaria noturna, porém, não tenho certeza que funciona com ventania????
Para ter uma idéia, o custo unitário de cada tipo de ponteiro nem chegará à R$ 1,00.
Mãos à obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário