terça-feira, 12 de abril de 2011

COMO TURBINAR SUA VARA TELESCÓPICA DE MÃO


Alguém conhece varas telescópicas de mão, preparadas para a pesca da tainha?
Pelo sim ou pelo não, vamos ao que ela tem de diferencial:
1)Independente do comprimento que pode variar de 3 metros ou mais, contem também:
a) Uma borracha (garrote para retirada de sangue), á qual é presa na tampa da vara;
b) A linha passa pelo interior dos gomos da vara e é obvio, sai pela extremidade da mesma, onde estará atado um girador, ficando por conta do pescador, a utilização de outra linha de sua preferência, presa na outra extremidade do mesmo.
-x-x-x-x-x-x-x-
Beleza concorda?
Pois bem, podemos fazer o mesmo com pequenas modificações e pagar muito menos que uma vara pronta, especialmente quem já tem estas varas, então, vamos ao que interessa:
Em vez de usar um garrote, ele pode ser substituído por um elástico revestido com nylon facilmente encontrado em lojas de armarinhos gerais, que custa R$0, 50 centavos/metro;
A vantagem de utilizá-los é:
a) não há necessidade de se fazer dois furos na tampa da vara;
b) um só basta, desde que seja na espessura do elástico e a forma de prendê-lo na extremidade da tampa é fazer nós que impeçam sua saída.
c) Sugiro que o comprimento total do elástico seja em torno de um metro, bem como, prender em sua extremidade um girador da espessura do mesmo, fazendo outro nó, porem não deixando sobras.
d) Substituir a linha de monofilamento por um fio de nylon, encontrado nestas lojas ou naquelas que vendem material para estofadores. Este fio é muito resistente e a espessura maior e recomendada é fio 16. O Preço é de aproximadamente R$ 10,00 o carretel de 500 metros.
Montagem:
a)Retire a ponteira da vara telescópica de emenda curta ou se for a de emenda longa, o pitão de sua extremidade;
b)Pegue o gomo mais fino da vara e passe o fio de nylon por seu interior, (OBS:Lembre que o comprimento do mesmo deve ser de uns 10 cm maior que o comprimento da vara e é lógico, descontando o metro do elástico).
c)Depois disso, coloque a emenda fina por dentro dos demais gomos da vara, que devem estar fechados e puxe o fio de nylon, para em seguida amarrá-lo ao girador do elástico;
d)Na extremidade do fio de nylon prenda provisoriamente outro girador de espessura maior, daí comece a esticar a vara, da parte mais fina para a mais grossa, até que todo fio chega ao fim e faça com que o elástico vá para o interior da mesma.
e)Feito isso, você notará que a tampa encostar-se-á ao final da vara, então é hora de esticar o fio, para amarrar em definitivo aquele girador.
OBS: para facilitar a amarração definitiva do girador, sugiro puxar o fio de nylon um pouco mais do que o necessário e prendê-lo de alguma forma e é claro cortar o excesso do mesmo depois de amarrado o mesmo.
f)Daí você pode amarrar na outra extremidade do girador a linha de monofilamento que pretende usar, porem lembre-se, que o comprimento da mesma fica á sua escolha, mais quanto maior, maior será dificuldade de lançar a linha na água, então sugiro, uns 30 cm
g)Depois é só amarrar outro girador no final da linha e na sua extremidade, amarra-se outra linha onde o anzol será atado, mais para isso é preciso primeiro colocar a bóia e um chumbo de correr de peso proporcional á mesma.
Finalização do processo:
1)-Para fechar os gomos da vara, retire a tampa da mesma e comece a recolher pelo último gomo, puxando sucessivamente o elástico e fio de nylon até chegar à ponteira;
2)-É importante que sua vara já tenha fixado um prendedor de linha, onde então, o fio de nylon será enrolado e quando chegar ao elástico gire-o no gomo final, para que o mesmo não perca a resistência.
3)-Só após isso é que você deve enrolar a linha de pesca propriamente dita no próprio prendedor, que possibilita também fixar o anzol nas suas aberturas.
4) Na hora de pescar, inverta o processo começando a desenrolar primeiro a linha de pesca, depois, desenrole a borracha e o fio de nylon esticando-o pela ponteira da vara, para finalmente então, regular a altura da bóia de acordo com a profundidade do pesqueiro, isque o anzol e tenha boa sorte.
No final da pescaria o processo de recolhimento se dará conforme o item 1.
-x-x-x-x-x-x-
Ufa! Bem que dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, mais considere que você terá que fazer o mesmo se resolver comprar varas prontas.
Você sacou qual a finalidade do elástico?
Muito bem! Ele é mesmo para cansar o peixe.
Então, largue mão de vagabundice e mãos á obra, mesmo porque você pode usar estas varas para outros peixes de sua escolha.
IN TÉ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário