sábado, 24 de abril de 2010

RIO IGUAÇU - DA POLUIÇÃO Á BELEZA



É meus amigos, devemos brindar pelas forças da natureza, que independente de cobrar o seu justo preço, ao descaso dos homens, ainda se recompõe, com suas maravilhas.
Para nós Curitibanos e até muitos Paranaenses, temos este rio majestoso, tão judiado pela ação humana a partir de suas nascentes aqui na RM de Curitiba, onde em suas margens alem da degradação da mata ciliar, o que mais se encontra é lixo urbano de todas as categorias, que vai se espalhando e acumulando ao longo de seu trajeto, por vários municípios, onde a expansão imobiliária tomou conta e o descaso dos moradores aliado ao das autoridades, nos oferece um quadro desolador, em particular quem se dispõe a visitar nosso Zoológico, pode constatar as quantas andam seu leito, que além do fedor dos esgotos, pode constatar nas cavas de areia desativadas a existência de vida, tal como de bandos de capivara, provávelmente oriundas daquele parque.
Mais tal conseqüência se estende por muitos quilometros, pelo que me lembro, até o município de Porto Amazonas, que fica a uns cem quilometros da Capital, isto por estrada, por rio é muito maior e até lá, dá para sentir o ar fétido, com suas margens assoriadas e tudo mais.
Porem, já houve tempos áureos, onde ele era navegável a partir daquele município, alias varias cidades em sua margens nasceram, cresceram e prosperarão, pois na época, o rio servia de estrada, então barcos a vapor, transportavam suas riquezas:erva mate, madeira e até pessoas. Hoje isto ficou só na lembrança.
Mais pelo que soube, a partir do minicípio de S.Mateus do Sul, ele volta a se recuperar, graças á vários locais que em seu leito existem pedras e cachoeiras e isto fáz com que a vida floresça, sua fauna e flora e mata ciliar voltam á ser exuberantes, até que no seu caminho,encontra seu destino final, sua fóz, conhecida muldialmente, uma das maravilhas do mundo: As Cataratas do Iguaçú.
Pois é meus caros, ele não é o único e quem sabe um dia, se realmente chegar a acontecer, nossas autoridades, resolvam investir na recuperação de todos eles, então nossos filhos, netos, bisnetos, etc, possam vivenciar a beleza destes locais desde sua nascente.
Quem viver verá.
Marcão.

Um comentário:

  1. Olha realmente o rio iguaçu é uma beleza natural que temos em nosso estado.
    pena que as autoridades não fazem nada para mudar a situação atual do rio.
    sou pescador que frequento o IGUAÇU na região de Porto Amazonas e São mateus do Sul e la o rio tem muita vida muitos peixes se o governo fizesse algo para ajudar o rio quem sabe não teriamos um rio cheio de vida dentro de curitiba.

    ResponderExcluir