quinta-feira, 29 de abril de 2010

OS OCEÃNOS ESTÃO MORRENDO




Bem pessoal, apesar de não ser mais adépto da pesca no mar, o assunto agora, está relacionado com o tema, pelos seguintes motivos:
1) Soube por outras fontes, que no rítmo que anda, os estoques pesqueiros dos oceânos, já estão sendo extintos e logo a pesca comercial, nos modos como hoje acontece, tambem será extinta.
2) Não só ela está contribuindo para isso, mais tambem a POLUIÇÃO DOS MARES, que de acordo com estudos científicos, afirmam que até os anos 2040, os únicos sobreviventes dos oceânos, serão as águas marinhas.
3) Tais estudos tambem afirmam que atualmente todos os países do planeta, só se preocupam com a poluição ambiental de seus territórios e no que tange á seus mares, pouco se importam, pois consideram que o OCEÃNO, é propriedade de todos, portanto, eles se tornaram O LIXO DO MUNDO.
Por outro lado, nas minhas pesquisas na Internet, encontrei uma reportagem que vou reproduzir, pois ela está ligada ao nosso País:
-0-0-0-0-0-
O mundo esta em crise!. O chamado "aquecimento global" virou capa de jornal e mesmo assim vemos poucas iniciativas por parte dos governos para mudar esse cenário.

No Brasil esse problema tem sua cara estampada no desmatamento da floresta Amazônica. Só que o problema não é apenas a Amazônia. Essa questão aborda outros ecossistemas como o Oceano.

O oceano corre o risco de perder seus mistérios se não pararmos de destruí-lo e fizermos algo para salvar o que resta.


A gestão pesqueira no Brasil é desorganizada o que encarece o peixe e aumenta o desperdício. Criar um Ministério da Pesca como nosso atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva fez não resolve o problema, pelo contrario, pode agravá-lo, pois este Ministério se encontra acima do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Já podemos ver o efeito da pesca excessiva: 80% da reserva pesqueira já esta ameaçada! O consumo de certos peixes como o Atum,Cação,lagosta e camarão, tem de ser interrompido imediatamente! Será preciso no mínimo 10 anos para que os estoques se recomponham.

Por outro lado, é necessário parar para refletir sobre nossas atitudes, ou seja: Repensar - reduzir - reutilizar - reaproveitar e reciclar e esta, é a última que deve ser feita.
COMO PODEMOS MUDAR ESTA SITUAÇÃO?
É SIMPLES:
1) temos que cobrar do governo políticas que efetivamente protejam o meio ambiente como um todo;
2)E de nossa parte,temos que agir no nosso dia a dia com consciência ambiental tomando pequenas decisões como não utilizar copos plásticos (ou materiais descartáveis em geral), utilizar lâmpadas econômicas, tomar banhos curtos, etc), nos ajudar.
O aquecimento da atmosfera não vai destruir o mundo, mas sim a espécie humana.
O planeta já sobreviveu impáctos de asteróides e eras do gelo, o aquecimento global só mudaria a forma de vida que vive nele, pois ele continuaria a viver com ou sem nossa espécie. Tudo que estamos fazendo é para a nossa sobrevivência, pois somos animais extremamente egoístas.
POSTADO POR LUCCI MARCADORES: AQUECIMENTO GLOBAL, GREENPEACE, OCEANOS
-0-0-0-0-0-0-0-
Ora minha gente, aí está o caminho, normalmente achamos que são de "outros" tais responsabilidades, então, não é atoa o que temos assitido nos noticiários recentes, começando pelas enchentes que alagam as cidades, trazem prejuízos de todas as ordens aos moradores e junto as doenças.
O que causa isto? O lixo jogado nas ruas, nos rios,etc.
Além disso, existe tambem a construção de moradias em lugares impróprios, sem desmerecer que na maioria das vezes, os moradores não tem outras opções, mais de qualquer forma, são os mais prejudicados.
Assim a intervenção e apoio do poder público, sempre é ineficiente ou inexistente e somente depois que tragédias acontecem, prometem tomar providencias, mais fica apenas no discurso e na promessa, logo esquecidas, até que nova tragédia aconteça, como estas que temos visto em Angra dos Reis, em Niteroi a mais recente, se bem que a culpa tambem deve ser atribuida aos moradores, pois se arriscam construindo em locais inadequados como as encostas, até como já disse, por falta de opção, mais são eles que iram sofrer a perda de seus entes queridos e pior:
É provável que mesmo estes, voltem a cconstruir nos mesmos locais, então se confirma aquele ditado:
" ERRAR É HUMANO, PERSISTIR NO ÊRRO É BURRICE", eu inverteria o final dizendo É IRRESPONSABILIDADE.
Para muitos de nós que não tivemos ou temos diretamente tais problemas, nem sempre é fácil avaliar quanto sofrimento, porem, tambem estamos contribuindo para que eles aconteçam, se levarmos em conta o acima exposto.
Então só nos resta valorizar algo que tem sido amplamente discutido:
" RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA".
Cada um com sua consciência.
Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário