sexta-feira, 16 de abril de 2010

INVENTANDO




Ola Amigos Tilapeiros e Pescadores em Geral!
Já fáz alguns dias que escrevi o último artigo neste blog, andei sem inspiração e assunto, então, um companheiro que acessa os foruns que participo, me mandou um email, falando como pescam tilápias na Represa de Furnas, mais precisamente sobre o equipamento que usam.
Por outro lado, tenho outro amigo pescador, apelidado de MOSQUITO,(ele é baixinho e magrinho) e frequentamos o Pesqueiro Santa Cecília, que tambem fez uma modificação nas suas varas de pesca, ou seja:
Adaptou uma carretilha na vara telescópica de mão, fazendo com que a linha, passe pelo interior da mesma e a montagem dela, é do modo tradicional(pena de madeira, chumbo e anzol).
A vantagem deste sistema é que pode-se usar linha fina (20mm), pois no caso de pegar um peixe grande, pode brigar com o mesmo até cansá-lo, pois tem linha sobressalente no carretel da carretilha.
Á Propósito disto, numa ocasião, ele fisgou uma tilápia de 4k, no pesqueiro acima e ficou uns 30minutos brigando, até ela que cansou, então, ao retirá-la da água com seu passaguá, na hora de levantá-lo, o mesmo quebrou, entre o cabo e o coador, mais conseguiu num movimento rápido puchá-lo para margem e assim a capturou.
A única coisa que vejo atrapalhar é quando a linha que passa no interior da vara prende nas emendas, mais com "jeitinho e cuidado" sana-se o problema.
Como sempre tive vontade de inventar alguma coisa semelhante e depois da informação do amigo da Represa de Furnas, resolvi montar uma vara telescópica, adaptando na mesma, molinete e assim o fiz.
Claro que poderia comprar uma vara pronta e um molinete, mais pesquisando os preços na internet, o conjunto mais barato que achei, tinha o incoviniente da vara ser muito curta. As varas maiores, somadas ao valor do molinete, ficava muito caro.
Considerando que tenho umas 40 varas telescópicas de mão, resolvi utilizar 5 delas e montar os conjuntos, então:
a) Selecionei aquelas de comprimento de 3,60 metros;
b) Retirei a ponteira original, de forma que elas ficaram com 3,00metros;
c) Como passadores, usei "olhos" de anzóis, então comprei os da Marine Sport 10/0, cujo olho tem aproximadamente 5mm. Cortei sua haste num tamanho de =ou- 2 cm e fixei-os, sendo um no interior da primeira emenda, mais tem um porem:
" Foi preciso cortar esta emenda, até que a grossura da haste, coubesse no interior da mesma, depois colei com super-bond e na seqüência, firmei passando uma linha fina de poliester, de forma que ficou "bem preso" pois tornei a colar com este adesivo.
d) Nas demais emendas, fixei a haste de cada anzol externamente, com o mesmo processo acima, com a vantagem da linha tambem passar por dentro do olho e externamente.
e) Para fixar o molinete, poderia fazer o mesmo, porem achei mais fácil fixá-lo com fita isolante adesiva e resolveu a qüestão.
Minha preocupação alem de economizar, estava ligada ao peso que o conjunto ficaria, então, optei em comprar micro-molinetes. Comprei dois e como já tinha outros treis, deu para montar os 5 conjuntos.
No geral, gastei em tôrno de R$100,00( molinetes, linhas, anzóis, adesivos, fio de poliester,etc), entretanto, se fosse comprar as varas e micro molinetes, com certeza gastraria perto de R$ 300,00.
Deu um pouco de trabalho montar estes conjuntos, mais ficou "parecido" com os conjuntos comprados.(Vide foto anexa).
Agora, só preciso testá-los, apesar que agora, minhas "queridas" tilápias, em razão do nosso clima FRIO aqui de Curitiba, estão "manhosas" e está difícil de pegá-las, mais não custa tentar as carpas, etc.
f) A montagem da linha é de acordo com o processo tradicional acima mencionado e em caso de fisgar algum peixe grande, a briga será conforme já citada.
Se alguem quiser maiores esclarecimentos, já sabem, estou na área.

Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário