terça-feira, 6 de abril de 2010

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO


Olá tilapeiros de plantão:
Nosso amigo do ceu " O PEDRÃO" tá sacaneando, pois permitiu que uma frente fria lá do RGdo Sul, viesse ao Paraná, em especial, aqui em Curitiba, tanto que a temperatura caiu bastante desde domingo. Segunda fui pescar, nas cavas do Pesqueiro Santa Cecilia, não só eu, mais uma dúzia de viciados. Logo cedo, o tempo estava bom, as águas paradas, logo que cocmecei armar minhas varas, já na primeira armada, deu aquela "corrida", perdi tempo para fisgar e o peixe escapou. Bom sinal, parecia que a ceva que havia feito na semana anterior, estava funcionando. Então tratei logo de armar as 6 varas que uso e é lógico, provocar os peixes, jogando um pouco mais de ração de cavalo com melaço e milho picado no pesqueiro.De vez em quando, uma mexidinha na pena, dava a fisgada e o milho vinha ruido, sinal que as tilapinhas, lambarís e carazinhos estavam ativos. O tempo foi passando, revistar as varas, tudo na mesma, até que comecou a ventar. O recurso foi fazer as penas ficarem quase deitadas no pesqueiro. Dali a pouco, veio o Barbosa, um colega viciado, ver como as coisas estavam indo. Falando com ele, percebi que uma das penas deitou, dei a fisgada e na ponta do anzol, veio uma tilápia de uns 8cm.Como diz a tradição, o primeiro peixe, vai para dentro do samburá, mesmo que depois seja devolvido.Não fazer isto dá azar???O fato que até o meio dia, nada mais aconteceu, então fui fazer um lanche, voltando ao pesqueiro, outra vêz o PEDRÃO aprontou, fez aumentar o vento e com ele uma garôa forte. Armei o guarda-sol para não me molhar, bem como as minhas tralhas de pesca.Durante todo tempo que fiquei pescando, ligeui meu radinho de pilha e fiquei escutando músicas sertanejas e a hora que sempre é informada. Lá pelas 14 horas, como a coisa estava parada, resolvi "puchar o carro", não só eu, mais alguns outros. Resumo da estória, hoje terça feira, amanheceu chovendo, fez um frio prá caracas, a tarde saiu um solzinho e agora, tornou a esfriar. Então companheirada, a menos que daqui prá frente, volte esquentar, infelizmente acabou a temporada de tilápia. Mais voces pensam que vou desistir? Não. Começa a hora de pescar carpas e lambarís, tanto no Santa Cecilia, bem como no Capivari. Na verdade o que eu não posso é perder este emprego.Me aguardem.Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário