sexta-feira, 5 de junho de 2015

Lua Cheia

Segundo os calendários, esta fase da lua deveria ser a melhor para a pesca, entretanto, não é isso que aconteceu hoje na pescaria de lambari lá nas cavas do Santa Cecilia.
Ontem por exemplo, até próximo a hora do almoço, havia muita neblina e o sol só deu o ar da graça a partir deste horário, porem,  para o meu cunhado, que chegou no local em torno das 9 horas,  os lambaris já estavam dando o ar da graça e eu  cheguei as 10 horas na mesma cava. e fui em outro pesqueiro. Cevei o local, armei três pegadeira, ora com sagu e com bichinho do pão e até meia hora depois,  nada de pitibiriba, então,  resolvi mudar  para o local que me dei bem na segunda feira passada e outra vez nada de ação. Pela terceira e última vez,  mudei para o pesqueiro ao lado de onde meu cunhado permaneceu, não sei exatamente que horas eram, mais mesmo assim, até as 16 horas, só havia capturado uns 5 exemplares de bom porte, enquanto ele deve ter capturado uns 40 exemplares ao todo.
Hoje não pretendia ir pescar, mas ao acordar as 7,30 mudei de ideia. Havia um sol maravilhoso, portanto, pulei da cama, coloquei as tralhas no carro, cozinhei uma porção de sagu e depois de tomar o café, resolvi fazer um novo café para levar na pescaria , bem como o lanche para passar o dia.
Cheguei no Santa Cecilia as 9,30, refis uma linha de uma vara telescópica de 5metros, copiando a usada por meu cunhado no dia anterior e lancei no pesqueiro, usando o sagu como isca, o mesmo que ele usou na manhã anterior. Para atrair os lambaris, obviamente dei uma cevada e sabe o que aconteceu? Nada.
Resolvi armar outras duas varas, uma de 3,5 e outra de 3 metros, também com as mesmas iscas  e novamente cevei próximo as penas delas. O tempo passava e nenhuma ação.
Insisti no local até o meio dia, daí mudei para o pesqueiro que me dei bem e novamente nada.
Comecei a observar a cava e percebi que não havia nenhuma demonstração dos lambaris na flor da água como de costume. Até achei que isto fosse devido a mudança de lua.
Resolvi então mudar para outra cava e nesta houveram açoes, mas os lambaris eram aqueles que a cabeça era encostada no rabo e não deixavam a isca afundar, detonavam-nas em qualquer profundidade.
Nesta altura, resolvi  voltar à  cava anterior, mais do outro lado da mesma, no entanto, ao recolher as tralhas para ir ao local, notei que a fechadura do porta bagagem do carro emperrou. Tentei  corrigir o problema, mas não consegui. Daí fui falar com Jair, proprietário do pesqueiro e ele me indicou uma oficina mecânica nas proximidades e é claro me dirigi à ela e o mecânico resolveu o problema e aconselhou mudar a mesma, pois a que está no carango pode apresentar novo problema.
Na verdade, testei algumas vezes o funcionamento dela e resolvi “tentar a sorte” bem como, devido o calor daquela hora, achei melhor voltar para casa e assim o fiz e às 15 horas já estava tirando a “sestia” merecida.
Agora, antes de acabar minha desventura, consultei o calendário lunar na internet e lá está escrito o seguinte:
Hoje 05/06 a lua cheia está com 94% de luminosidade,  bem como a PRESSÃO ATMOSFÉRICA *

é  de 1022hPa, ambos os dados, indicados como “excelente” para pescarias.

CONCLUSÃO: COM CERTEZA DOS LAMBARIS NÃO SABEM DISSO.

2 comentários:

  1. Eita... como ja passei por isso, conclui que a pesca nao se trata de uma ciencia exata... amanha, tentarei a sorte numas cavas... sagu sera o prato principal e, contarei como foi... até!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui ontem, nas cavas em Pinhais... a pescaria nao foi das melhores... muito vento e lambari miudo... muitas acoes no sagu, mas os danados dos pequeninos levavam a melhor... a sorte mudou, quando fui pescar no rio Irai.. peguei varios lambaris relogio, mas muito pequenos...

      Excluir