terça-feira, 2 de junho de 2015

Formiga e seu ovo como isca para lambari

Estive pesquisando na internet fotos e ovos de formiga que podem ser usados para a pesca deste peixe. Não encontrei exatamente aquela que pretendia mostrar à vocês, exceto que a mais parecida, se assemelha com a formiga conhecida como tanajura(???).
Não importa se de  fato esta é a espécie, exceto que é possível encontrar seu ninho no pé de tronco de arvores nas matas ciliares, o qual consiste em um monte de folhas e agalhos triturados pelas mesmas, que formam os mesmos.
Uma vez encontrados, recomenda-se usar uma pá cortadeira ou outro instrumento possível de colher uma boa quantidade daquele extrato e colocá-lo dentro de uma sacola plástica, impedindo que as formigas saiam da mesma.
Se for para fazer o uso imediato delas e seus ovos, recomenda-se prender a sacola numa forquila, introduzida dentro da água do pesqueiro e fazer pequena abertura no saco, para que elas circularem.
 Evidentemente elas irão sair do saco e vão caminhar na vareta da forquilha até encontrar a água e retornarão e é neste exato momento que devemos pegá-las em colocá-las no anzol, lembrando em fisgá-lo na parte de trás da mesma.
Uma vez fisgadas , elas permanecerão vivas por um bom tempo, ocasião em que serão usadas como iscas e certamente por isso, atrairão os lambaris.
E os ovos das mesmas atrairão mais rapidamente os peixes, mesmo porque são embranquiçados parecendo um pequeno sagú.
Tem pescador que costuma  molhar o extrato durante a pescaria, para mante-=las quietinhas dentro do mesmo.

Depois de pescar, muitos fecham o saco e ao chegar em casa os colocam na geladeira e mesmo que elas morram de frio, podem ser usadas posteriormente.
Para encerrar, lembro de uma ocasião lá na represa que o Mauro estava pegando uma tilápia atrás da outra, quando lhe perguntaram:
"Qual a isca que você está usando"?
Resposta imediata: CORAÇÃO DE FORMIGA.....KKKKK

Nenhum comentário:

Postar um comentário