domingo, 13 de junho de 2010

PESCA DA TILAPIA- DETALHES IMPORTANTES



No artigo anterior, dei algumas informações, que agora vou complementar:
Conforme mencionei, elas são ariscas, então o primeiro cuidado do pescador é manter o silêncio desde a chegada e durante a pescaria, ou seja:
a) Não ficar se movimentando no barranco;
b) Não deixar que entulhos ou terra caiam na água na preparação do pesqueiro.
c) Evitar que cores chamativas sejam utilizadas nas roupas e acessórios de pesca, tais como: amarela, laranja, vermelha ou branca, elas são notadas pelos peixes na pesca diurna.
Quanto a preparação do material de pesca, recomendo:
a) Uso de linhas de boa procedência. As mais finas dão melhor produtividade, entretanto, podem arrebentar conforme o tamanho do peixe, então, fazer uma combinação:
1) sendo que as diâmetro maior, até 20cm além do cabo da vara e
2) no final da mesma, amarrar o girador. Na outra extremidade do mesmo, uma mais fina em até 20cm, onde o anzol, será amarrado.
b) Chumbo: Além do peso adequado ao flutuador, eles devem correr soltos na linha principal. Se ficarem presos, a tilapia ao sentir o peso dos mesmos, larga a isca.
c) Os flutuadores existem variedade de modelos, porém, de acordo com a modalidade de pesca ou condições de vento, as penas plásticas ou de madeira, são as mais adequadas e a noite, as de cor branca, são as mais indicadas, pois a visualização é facilitada quando iluminadas com a luz do refletor á gás.
Quanto as iscas informadas, o mais importante é saber qual delas o peixe está preferindo;
Sobre as cevas, a questão será a mesma, aquelas que mais atraem e conservam o peixe no pesqueiro, entretanto, isto não basta.
É preciso saber dosar a quantidade á ser lançada, pois em excesso, fará com que os peixes dela se alimentem e rejeitem as iscas e na falta, o peixe pode se deslocar á outros pesqueiros.
Quanto às varas, seguir orientação relacionada á profundidade do pesqueiro e a quantidade das mesmas serão de acordo coma preferência do pescador.
Na verdade em qualquer tipo de pescaria, observar os detalhes é que importa, existem outros, que deixarei para o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário