domingo, 13 de junho de 2010

A PESCA DA TILAPIA



Atualmente existe uma gama de sites, fóruns, programas e revistas direcionadas á pesca, abordando várias modalidades de pescaria, bem como, o interesse de pescar inúmeros tipos de peixe, portanto, não se pode afirmar que uma modalidade é melhor que outra ou um tipo de peixe é mais emocionante que os demais.
O que tem sido comum é a utilização de equipamentos e acessórios de pesca mais modernos e principalmente, tornando a pescaria amadora, antes de tudo esportiva, o que significa a prática do pesque e solte.
Sem dúvida, esta nova consciência, que vem sendo adotada, por um maior número de pescadores, tem por objetivo, proporcionar ás futuras gerações a continuidade do esporte e muito mais que isso, a preservação do próprio peixe e em extensão, a do meio ambiente.
No que tange á pesca da tilápia, este peixe se tornou a coqueluche dos famosos P&P, pois nestes locais, é colocado em grande quantidade em tanques relativamente pequenos, o que facilita pescá-los.
Mais mesmo neles, tem muito pescador que tem dificuldade, pois nem sempre estão atento á duas de suas principais características: “ariscas e matreiras”, então o grau de dificuldade é ainda maior, quando se tenta pescá-las em represas, que são locais amplos e profundos.
Embora possa ser pescada com iscas artificiais, usando-se molinetes ou carretilhas, a preferência maior, tem sido pela pesca de barranco, utilizando-se varas de mão.
São ariscas, porque notam qualquer alteração no seu ambiente, assim dependendo do comportamento do pescador, somem do pesqueiro;
São matreiras, porque os exemplares maiores conseguem tirar as iscas utilizadas sem denunciar sua presença.
Outro fator que interfere na pesca é a utilização correta dos materiais de pesca, a saber:
VARAS: aqui não é importante a marca ou sua composição e sim o comprimento que irá variar de acordo com a profundidade do pesqueiro, portanto:
a) Pesqueiros fundos: utiliza-se varas entre 2,60 a 3,00 metros de comprimento, pois a tilápia costuma encostar-se ao barranco, principalmente na pesca noturna.
b) Pesqueiros rasos: Varas acima de 3,60 metros
LINHAS: De diâmetros que varia entre 23 até 35mm;
ANZOIS: modelos chinú ou marusseigo 2,3 ou 4 ou similares;
FLUTUADOR: Penas ou bóias;
CHUMBO: De peso proporcional ao flutuador utilizado.
ISCAS: Existe uma variedade que vai desde: bicho da laranja, minhoca comum, milho verde em grãos, capim e erva doce e no caso das tradicionais massas, não é recomendado pela existência enorme de peixes menores, que obviamente as detonarão.
CEVAS: Ração de coelho, de peixe, de cavalo com melaço, farelo de trigo, quirera e milho seco, milho verde, capins e erva doce.
O que foi exposto, é somente as bases para a pesca da tilápia em represas, existe muito mais, que ficará para um próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário