domingo, 27 de setembro de 2015

Pesca da tilápia- foi uma covardia.

Domingo passado, 20/9, fui com meu filho Adriano, minha nora Adriana e meus netos Rafael e Isabela a uma chácara em Contenda, de propriedade do pai de um primo de minha nora, para além de pescar, saborear “aquele excelente” churrasco, onde havia também um pernil de carneiro, que o Juliano, genro do Pedro, assou maravilhosamente.
Até o almoço ser servido , entretanto, fui em direção aos tanques de peixes do local. Eram quatro deles, o maior devia ter uns 8 metros de largura por uns 15 de comprimento e outros três menores, creio que de aproximadamente 8 metros de circunferência, cuja profundidade de ambos ficava em torno de 60 centímetros até 1 metro.
Tanto no maior, bem como, no ao lado, havia muita tilápia e bagres americanos, nos outros dois acima destes,  carpas coloridas.
Escolhi pescar ao lado do maior e o macete da pesca era cevar com ração de peixe flutuante, a mesma usada na alimentação dos peixes.
Mal armei minha primeira vara com a mesma ração, não deu tempo e ela foi puxada para dentro da água.Pela pequena largura do mesmo, ficou facílimo retirá-la e a surpresa foi o bagre americano perto de 1 quilo que estava fisgado.
Não dava tempo de pescar com duas varas, mesmo porque, mal o anzol caia na água, a boinha de isopor sumia e a briga com as tilápias, durava menos de um minuto.
Na verdade, os peixes não eram grandes, a maioria de um palmo e alguns acima deste tamanho.
No tanque maior um primo de minha nora estava mais interessado em pescar os bagres, para tanto, lançava o molinete numa distância de uns 10 metros, com a mesma ração na profundidade de 1 metro e logo um daqueles bagres eram capturados.
Foram diversas capturas de tilápias menores que obviamente eram devolvidas e só colocávamos no samburá aquelas de maior porte, bem como, os bagres maiores.
Lá pelas 13 horas subimos para o almoço, por sinal delicioso e depois do mesmo, sentamos na varanda da casa para jogar “conversa fora”.
Naquela hora o calor estava demais, eu suava muito e para ficar sem camisa, ficava chato, devido as mulheres ques lá estavam, então, me dirigi ao tanque de peixe, pois no local, havia uma cobertura que fazia uma sombra generosa, bem como, soprava um vento maravilhoso, então, deu para ficar a vontade e voltei a pescar.
As ações foram imediatas e logo, meu filho Adriano e os demais fizeram o mesmo.
Para não prolongar demais o papo, a captura de tilápias e bagres era inacreditável, portanto, se fosse para trazer todos os peixes, com certeza seriam mais de 30 quilos. Assim sendo, encerramos a pescaria pelas 16 horas e os peixes foram limpos.
Imaginei que iríamos dividi-los, porém, o Juliano ficou com aproximadamente uma 8 tilápias limpas e o restante das mesmas, umas 15 e outros 15 bagres me foram dados.
O que fazer com tanto peixe?
Na segunda feira fiz filés das tilápias e os bagres doei aos meus vizinhos.

Devido a grande quantidade de peixes, dei o título deste artigo.

7 comentários:

  1. Olá xará, sou um grande apreciador do nosso hobby e tb um fã seu, que tanto conhece as tilapias do capivari, principalmente ali do recanto do sabia e barcassa!
    Marcos Ortega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xará, obrigado pela consideração, lamentavelmente não tenho frequentado o Sabiá em virtude do baixo nível da água, bem como, a distância dos barrancos e que tem dado até briga entre os frequentadores pela diminuição dos pesqueiros e por estarem saindo alguns exemplares muito bom. Segundo a meteorologia., nesta primavera haverá muita chuva e tomara que o nível da represa volte ao normal, se bem que "parece" que as coisas continuarão por duas razões: a 1a.o conserto da ponte não terminou e a 2a. que a Copel fez mais uma turbina no litoral e está transferindo energia para SP. Para não perder o costume estou indo diariamente no Partque São Jose e tem dia que se pega inúmeras tilápias pequenas, devolvidas depois, mais ajuda passar o tempo. Apareça. um abraço.

      Excluir
    2. Estava querendo ir neste feriado(12/10) no barcassa com meu pai, passar a dia/noite, ele gosta de pegar tilápia e eu os lambaris, mas realmente com o baixo nível da água da uma tristeza de chegar lá e descer a montanha, saber que um dia aquele canto da represa já foi mto cheio e com uma boa quantidade de exemplares grandes, devido a ficar cada vez mais "difícil" a pescar lá, procuramos lugares diferentes, para pesca de lambari achamos um lugar em Quatro Barras no bairro Borda do Campo, parece que pega melhor depois que chove e semana passada na entrada de Piraquara tem uma bifurcação, entrar a direita ali e ir sempre reto, tem uma curva de um rio grande ali, encostamos o carro para ver a ação e estava devagar, voltamos mais pro final da tarde e capturei tilápias de um palmo, bonitas e fortes haha, as devolvi, mas pretende voltar lá, parece que tem potencial se for com toda a tralha de pesca. No parque São José já pesquei alguns carás pequenos na entrada do parque, não conheço os pontos bons, vamos marcar!! Um abraço!
      Marcos Ortega
      mks.ortega@hotmail.com

      Excluir
  2. boa tarde amigo, este lugar que vc se refere e particular? estou querendo ir pescar com minha filha sobrinho e cunhado, se nao for particular como faço pra chegar la?

    ResponderExcluir
  3. Amigos pescadores, preciso de uma ajuda de vocês! Pretendo ir até Mairiporã pescar. Vocês indicam algum lugar na represa?

    ResponderExcluir
  4. Amigos pescadores, preciso de uma ajuda de vocês! Pretendo ir até Mairiporã pescar. Vocês indicam algum lugar na represa?

    ResponderExcluir
  5. Poxa Marcão, sou seu vizinho e não vi peixe, kkkkk, brincadeira, mas queria ser seu vizinho, peixinho sem esforço é bom di +++++++

    ResponderExcluir