domingo, 28 de julho de 2013

Finalmente...Acabei indo pescar Tainha.


Pois é pessoal, faz algum tempo que não coloco nenhum artigo no blog, aliás, como tilapeiro inveterado, nesta temporada saíram as meninas de bom tamanho e fizeram a alegria da galera, más não vou falar delas e sim das tainhas, onde tive a a oportunidade de ir pescá-las na Colônia Descoberto em Guaratuba/`Pr.
Como diz o "velho ditado" na prática a teoria é outra, apesar do que escrevi anteriormente sobre este assunto. No local, existem inúmeros pesqueiros, olhem matérias existente na Internet ( Pesca Dinâmica) e terão uma ideia de como eles são preparados para a pesca. Infelizmente não tive muita sorte, pois, o pesqueiro escolhido por meu companheiro erá muito profundo, então,  para quebrar o "galho" o recurso foi aumentar o tamanho da linha em um metro nas varas de 5 metros, porem, isto dificultava o lançamento da mesma do barco. Diga-se de passagem, a linha devia passar no máximo à 20cm dos sacos de cevas presos em taquaras no fundo do pesqueiro e outro fator que contribuiu para o fracasso, foi excesso de vento, que fazia com que o chumbo demorasse à atingir o fundo, bem como, não raro, fazer com que os anzóis se enroscasse no saco de ceva e dai era preciso arrebentar a linha. Este é um detalhe importante, quem de vocês quiser fazer este tipo de pescaria, levem uma boa quantidade de anzóis e usamos foi o cristal 6 reforçados para não correr o risco de abrir ao fisgar o peixe. 
E a linha? Bem,  usamos a de 50mm até o girador e após 35mm para facilitar arrebentá-las em caso de enrosco. Por outro lado, usar a linha mestre nesta espessura, fará com que a tainha grande não as arrebente, elas são violentas.
E as iscas? Lá o pessoal em geral tem usado peito de frango, sagu e "bago de boi" e este pode ser substituído por rim do mesmo, más nós usamos pedacinhos de peito de frango.
E a taínha? Bem, ela é tão rápida, rouba a isca com extrema facilidade com um "levissímo" toque na boia, então, bobeou...já era, especialmente se tivermos usando varas de fibra e emenda longa que são pesadas.
Entretanto, se dermos sorte e fisgarmos a mesma, prepare-se para a briga, ela não se entrega com facilidade, pois é preciso levar em conta que no interior das varas existe o elástico (garrote) que como já disse, serve para cansar o peixe, más as tainhas são " danadas".
Naquela matéria anterior que escrevi sobre o preparo das varas, quem tiver condições de comprar vara de carbono de gomo longo ( são mais caras), valerá a pena, pois, são mais leves do que as de fibra, cujo tamanho indicado são nos comprimentos de 4,50 à 5,40 metros.

Apesar de existirem inúmeros pesqueiros no local, todos cevados, nem sempre o cardume encosta, foi o nossos caso, pois meu companheiro ao longo do dia só pegou 2 exemplares maiores e um menor, enquanto eu, peguei apenas “um” de bom tamanho. Também é possível escolher pesqueiros mais rasos, embora o “segredo” para o sucesso é regular a boia na profundidade correta, sendo necessário aumentar ou diminuir a mesma de acordo com a movimentação da maré.

Um comentário: