Nunca como nesta temporada, pescar tilápias foi tão decepcionante, razão pela qual, deixei de postar algum artigo trazendo alguma novidade, exceto esta última informação, pois, realmente foi o que aconteceu e durante a mesma, todos nós viciados neste tipo de pescaria, não encontramos explicações razoáveis para entender os motivos. Lá no Capivri por exemplo, em cada temporada, o comum é capturar poucos exemplares de maior porte já a algum tempo, naturalmente isto é devido á enorme quantidade de tilápias menores, que na pesca diurna, sempre foi possível "encher o samburá", entretanto, pelo próprio tamanho, nem todos usam tal recurso, exceto passar as horas de um dia se divertindo na captura das mesmas, para depois soltá-las. Na verdade o que a maioria sempre esperou foi capturar o exemplares maiores na pesca noturna, mesmo que fosse um ou dois exemplares, para não só consumi-las com nossa família, mas principalmente para fazer "farol" entre nós os concorrentes. Nas pouquíssimas vezes que por lá estive, na verdade apenas três nesta temporada, exceto os lambaris, numa das noites o que mais entrou foram os cascudos, alguns até de bom porte, mais como meu objetivo eram as bocudas, nestas três só ficou o objetivo e a decepção. Meus companheiros de pesca e confraternização não desistiram de aparecer por lá invarialmente todas as semanas, mas com os mesmos resultados decepcionantes e todas semanas eles me eram relatados nos telefonemas que trocávamos. Ora, á cada temporada é preciso levar em conta os custos de uma pescaria, atualmente no mínimo uns 70 pilas e para não se dar bem, nem a dita confraternização valeu a pena, portanto, por economia procurei pescar assiduamente nas cavas de areia do pesqueiro Santa Cecilia em São Jose dos Pinhais. Ora, lá nunca se fisgam muitas tilápias, mais, alguma sempre foram troféus, no então, nesta temporada, até lá, as pescarias foram decepcionantes para uma meia dúzia de viciados que por lá aparecemos dois ou três vezes á cada semana, a partir de janeiro passado, nas quais eu mesmo ao todo não cheguei aá fisgar mais que 10 exemplares digamos de médio porte. Diga-se de passagem que nenhum de nós é principiante no assunto, portanto, não houve "macete" que desse melhores resultados. Asssim sendo, não só lá, no próprio capivari, esta temporada foi atípica, inclusive em outros locais, como o Voçoroca, portando, a reclamação foi geral, inclusive por parte de alguns que costumam frequentar os tradicionais P&P. Se na temporada nada aconteceu, certamente agora a partir de maio em diante, nem adianta tentar, exceto esperar que na próxima, as coisas se modifiquem, então, se eventualmente eu tiver alguma aventura neste esporte, certamente estarei narrando neste blog.
Abraços á todos.
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois é marcão.. Pescar aqui pra curitiba e região (capivari, santa cecilia, cavas araucária) está ficando muito ruim. Não sei se é porque estão explorando demais ou os peixes estão tão manhosos assim mesmo.
ResponderExcluirNem traíras com artificias eu pegava mais.
Acabei mudando minha pesca para o litoral. Se eu te conta que até lá está dificil é de dar risadas!
Algum tempo atras te mandei um e-mail perguntando sobre como chegar no santa, e, consegui!
Mas o pior é que a semana em que eu ia tava um tempo ruim do cão, mas fui no sabado assim mesmo. Só peguei um frio do cão lá. rs.
Mas muito obrigado por indicar o local, muito bom por sinal. Mas pelo pé frio e decepções acabei indo tentar no litoral mesmo. Se o Sr. gosta, é uma dica minha já. Em Baías está saindo muitos espadas! Grandes! E na praia robalos, betaras e muito baiacu. haha.. Só no camarãozinho.
Mas enfim, saudades das boa pescarias feitas no capivari e cavas. (Há 5 anos atrás)
Abraços!
pescadebarranco.com.br
Poxa, complicado, mas apesar de ter ido poucas vezes, resolvi fazer pescarias em locais que eu ia quando moleque e com poquissimo gasto, consegui fisgar belissimos lambaris e bagres, em rios pequenos, quantidade e tamanho que nunca consegui no capivari... Tilápia mesmo, só as do freezer do mercado... Abraco.
ResponderExcluir