sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Temporada 2012 da pesca da tilápia


Olá amigos tilapeiros aqui da Região de Curitiba, como todo ano acontece, nada tenho postado de novidade, simplesmente porque desde abril do ano passado até o iníciol de dezembro não pude pescar minhas queridas tilápias, meu vício inveterado, que me obrigo a abandonar durante o inverno, que é pura "sacanagem" do clima para nós pescadores deste peixe. Enfim, esquentou no referido mês, então, procurei manter contáto com minha galera que estava se arriscando á ir na Represa do Capivari tentar as tilápias. Na verdade, eles só tentaram, pois as "meninas" não estavam dando o "ar da graça" e certamente foi devido a desova, depois o cuidado com os filhotes, coisa que na verdade, nem adianta iscar os anzóis com nota de 100 ( para quem as tem é claro), que elas simplesmente ignoram. Então, resolvi por questão de economia, ir pescar nas cavas do S.Cecilia em S.Jose dos Pinhais e nestas ocasiões cpturei algumas de médio porte.
Mais as saudades da galera, me fez ir "arriscar" lá no Capivari e só serviu para tal fim, inclusive, na semana passada estive por lá e para variar "caí do cavalo".
Na verdade, tanto no S.Cecilia, bem como na represa, as meninas estão "paradas", situação estranha para este momento que normalmente em anos anteriores, já estavam pegando.
Outra coincidência que me deixa "P" da cara é que cada vez que vou lá na represa, saio de Curitib a com o céu de brigadeiro, um sol maravilhoso, mais chegando l´pa, o "filho da... do PEDRÃO, resolve mandar chuva. Fazer o que, afinal eéle que manda no pedaço e para todos que estamos lá, só resta "amassar barro" sujar as roupas, tralha de peca, etc, com o mesmo e prá "endoidar" se der sorte pegar as tilapinhas miúdas.
E por falar nelas, outra coisa interessante também ppude observar é que estas danadinhas anteriormente atacavam as iscas durante o dia e encostavam nos barrancos na pesca noturna, mais agora, é neste período que elas tem sido pescadas.
Obviamente que pelo tamanho nem vale apenas levá-las para uma "fritada", então para não encherem a paciência, pelo menos eu, as coloco no meu samburazinho de 3 metros de comprimento e na volta para casa, as devolvo ao reservatório.
Além disso, mesmo sendo "macaco velho" estive conversando com um outro tilapeira que já a dois anos deixou de frequentar o Recanto do Sabiá e no "papo" ele me deu uma dica, a qual quem sabe,possa ajudar os demais, ou seja:
"Os barrancos do Sábia são na maioria íngremes e nós jogamos ceva próximo a ponteira das varas. Ora, segundo ele, a tendência das mesmas é rolar adiante dos anzóis, bem como, as tilápias maiores, costumam movimentar as nadadeiras, movimentando as cevas para mais longe ainda, então, este companheiro depois de "apanhar" muito, numa pescaria fez a seguinte tentativa:
" Retirou as varas curtas ( até 3 metros) que pescava, colocando em seu lugar outras acima de 4,50 metros". Não há de ver que segundo ele, as coisas deram certo, pegou então, algumas tilápias de bom porte. este blog.
Tendo isto por base, fiz o mesmo e sabem o que aconteceu?
Nada de pitibiriba, portanto, acho que o PEDRÃO, está de "marcação comigo. Não importa, vou continuar tentando isso nas próximas vezes que aparecer por lá.
Para alongar o "papo", tem outra estória:
Nesta última pescaria, além da chuva que "encheu o saco" durante até a meia noite, bem como, não entrou nenhuma tilápinha, resolvi subir morro acima e ir dormir na minha barraca e no outro dia cedo, voltei ao pesqueiro. Tinha uma neblina daquelas, mais depois de algum tempo, o sol veio maravilhoso e neste meio tempo, armei minhas pegadeiras com capim papuã e como resultado, as miudas detonavam todos eles. Parti para a pesca do lambarí com sagú, e também estavam preguiçosos, no entanto, notei que ao jogar ceva de milho moído, havia um cardume de alevinos que não passavam de 2 cm, que se deslocam de um lado para o outro, onde a mesma caia, eram provavelmente milhares, então, pude presumir que eventualmente as tilápias maiores, daqui em diante vão começar á aparecer. Só falta ir confirmar e para ver se estou certo, pretendo ir na próxima segunda feira lá no Sabiá, depois lhes conto o resultado.

3 comentários:

  1. Boa tarde, Marcão...
    Primeiramente parabéns pelo blog muito legal dividir este maravilhoso hobby com nos pescadores, meu nome é Cezar sou de Caieiras SP, também sou um viciado na pescaria de tila pias, vou uma vez por semana, pois ainda não sou aposentado, gostaria de estar La todo o dia, o local onde pesco é na represa de Mairiporã (Represa Paulo de Paiva Castro) tenho uma seva a mais o menos uns dois anos sempre pescando no mesmo lugar, sevando com capim, milho e ração de coelho e cavalo, toda semana, logo nas primeiras pescarias conseguimos capturar belos exemplares, acima de 1,8kg tila pias maravilhosas e muita briga isso em 2010, já em 2011 seva o ano todo muito empenho varias pescarias e nada de tila pias para não ficar desanimado acertei duas ou três vezes durante o ano todo muito pouco para um lugar muito bem sevado, não acha, a ultima boa pescaria com tila pias de tamanhos bons foram oito exemplares acima de 1,2kg e mais algumas de 500grs aproximadamente, mas isso foi em meados de novembro de 2011, dela pra cá mais nada muita chuva agora em janeiro praticamente choveu o mês todo, mesmo assim continuo indo uma vez por semana em baixo de sol, chuva, vento eu estou lá (brasileiro pescador não desisti nunca), é está difícil, mas vamos tentando, é isso ai Marcão espero que daqui para frente melhore estamos torcendo pra isso, espero que acerte boas pescarias ai também não se esqueça de nos contar a já estava me esquecendo de lhe fazer uma pergunta, até que mês do ano as tila pias ai de Capivari comem capim, Valeu Marcão um abraço e boa pescaria ai para você, Abraços.........
    Cezar..........

    ResponderExcluir
  2. Show de Bola!!!
    Parabens!!
    Criei esta pagina do face.
    http://www.facebook.com/#!/guiadepescacuritiba

    ResponderExcluir
  3. Marcão também gosto muito de pescar tilápia, apesar de ficar alguns anos sem pescar devido,a correria do dia,dia. Mas fui pescar em agosto 2012 na região de Nazaré SP, com minha esposa e levei milho azedo e capim como isca apesar, de está quente não conseguir nenhum exemplar, gostaria de saber qual a época certa para pesca desse peixe

    ResponderExcluir