terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ADAPTAÇÃO NAS VARAS TELESCÓPÍCAS DE MAO




Já escrevi a respeito das mesmas, porem hoje vou falar de um “macete” que utilizo em minhas pescarias, fazendo uma pequena modificação, quando uso aquelas de gomo curto.
Como é de conhecimento de todos, estas varas possuem uma ponteira “fina”. Embora ela proporcione uma briga por maior tempo com o peixe, ( obviamente estou falando das tilápias) , tem uma desvantagem: se o peixe correr para os lados, quando fisgado, a conseqüência é “embolar” as linhas das outras varas.
Considerando que muitas vezes, existe certa demora para que o peixe comece a atacar as iscas, as linhas “emboladas”, causam um transtorno desnecessário, pois as “maçarocas” são difíceis de serem desfeitas, então se não tivermos varas sobressalentes, temos que cortar as linhas e refazê-las.
Para evitar estes dissabores, basta tirar a “ponteira” original e usar uma das opções a seguir:
1ª) adaptar um pedacinho de arame fino dobrado, que também forme uma “argolinha” no mesmo, encaixá-lo na 1ª emenda da vara e usando um pedaço de linha de “multi filamento” passar uma extremidade dentro da argolinha e segurar. O restante da linha, enlear sobre a emenda e depois colar com SUPERBOND.
A vantagem é que quando quiser voltar a usar a ponteira original, basta desmanchar a adaptação efetuada sem estragar a emenda da vara.
2ª) Não há necessidade do procedimento acima, se cortarmos a ponteira deixando o pedaço que fica preso na 1ª emenda, depois, afiná-lo e colocar outro pedaço de cordel, também fixado com SUPERBOND. O Problema é que estragaremos o restante da ponteira, a qual certamente terá que ser reposta, com a compra de outra.
Seja qual for o modo que usarmos, o fato é que a vara sem a ponteira, fica mais eficiente e dependendo de nossa habilidade, dificilmente as linhas se enroscarão.
Vai dar certo?
Tudo irá depender da “pecinha” atrás da vara.
Falou?
Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário