domingo, 17 de maio de 2015

DICAS DE PESCA DA TILAPIA NO INVERNO

 Estive lendo algumas delas num outro blog e certamente quem tem interesse na pesca deste peixe, terá uma infinidade de informações úteis, para a pesca em tanque, açudes e represas. Entretanto é preciso lembrar que  em alguns estados o inverno não é tão rigoroso como aqui no sul, pois, a partir do mês de  maio a temperatura ambiente e da água começa a cair e evidentemente, os exemplares maiores ficam inativos, mas mesmo assim é possível pescá-los no período que vai do meio dia até aproximadamente às 16 horas, apesar delas se manterem “manhosas”.
Que tipo de isca deve ser usada no inverno?
 Para facilitar a vida do pescador nesta época de frio, há uma grande variedade de marcas de massas . Elas já vêm prontas para serem usadas, bastando apenas  acrescentar a água do pesqueiro para dar liga
Preparo do material de pesca ?
Varas telescópicas de mão:  pode-se  usar linha de até 0,25mm, cuja resistência chega até 9 quilos,chumbo de lambarí, bem como,  uso de penas ou boias, regulando-as na profundidade do pesqueiro e os anzóis normais ou aqueles que tem uma molinha para segurar a massa:
Varas com molinete ou carretilha: Nestas, a linha pode  ser de diâmetro menor, já que estes acessórios comportam uma boa quantidade das mesmas, bem como, pode-se usar um chumbo de até 10 gramas que corra solto na mesma e tradicionalmente usam-se os famosos “chuveirinhos” com massas,  as quais devem ser moldadas no tamanho de uma “coxinha” média” e  estas,  na textura “esfarelenta” ou se necessário, um pouco endurecidas. Se perceber que a massa está caindo no lançamento, dê mais liga , onde pode-se usar banana amassada , batata doce cozida ou mesmo um pouco de farinha de trigo ou de mandioca, até resolver o problema. Resumindo, o pescador deve achar a textura adequada que melhore os resultados.
É certo que no período acima citado, a tendência das tilápias maiores é ficar numa profundidade com  a água aquecida pelo sol e esta pode variar entre  60 cm até 1,50 metros, portanto, em se tratando das varas acima,  o sistema de pesca pode ser igual à pesca de  carpas cabeçudas
 Utilize nas varas,  os apoiadores para seu conforto e mantenha a linha sempre esticada para perceber qualquer movimento.
Procure  ficar a maior parte do tempo parado no barranco, só se movimentando quando perceber o ataque do peixe.

 O truque das tilapinhas
 
Quando houver muitas tilápias pequenas roubando iscas, isque uma pequena tira de fígado de boi ou de galinha e faça uma camada de massa em volta. As tilapinhas irão comer a massa, deixando o fígado para o exemplar maior.
Será que tudo isto funciona?
Não sei, cabe tentar.
Até a próxima.

Um comentário:

  1. Fala Marcão
    Quais as iscas você usa no inverno, pesco tilapias na represa de atibainha em Nazaré Paulista, o pessoal usa cupim, você tem outra dica?

    ResponderExcluir