domingo, 17 de maio de 2015

A INFLUÊNCIA DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA SOBRE OS PEIXES

Antes de mais nada, preciso confessar que escrever sobre este tema, ficou mais fácil quando o consultei  na internet nos mais variados sites de pesca e pude notar que os conteúdos foram também copiados uns dos outros, o que não deixa de ser importante para nós pescadores, portanto, vamos às dicas:
O comportamento dos peixes é influenciado basicamente pela pressão atmosférica, a temperatura ambiente das águas e dos ventos, da seguinte forma:
Temperatura: Quanto maior o calor, menor será a pressão atmosférica
Densidade: Quanto maior, assi, também será a pressão
Umidade: Quanto maior, menor é a pressão
Latitude: Quanto mais alta, maior será a pressão
É certo que não são os valores da pressão que prejudicam a pescaria e sim a mudança brusca desses valores, não importando se para baixo ou para cima do valor normal de 1013. Assim sendo, nossa preferência deve ser em que a pressão fique entre 1016 e 1020, desde que estáveis nas últimas 24 horas.
O instrumento adequado para medir tal pressão é o conhecido barômetro, o qual, nem sempre o temos, porém, para sanar tal falta, podemos consultar o sites do clima, que certamente informarão a mesma ao longo do dia.
A pressão atmosférica, cujas variações muito têm a ver com a renovação do oxigênio contido na água, atua como influência energizante nos peixes.
"Assim a passagem de uma frente fria, normalmente assinalada com antecedência por uma elevação na pressão indicada pelo barômetro seria a situação ideal ou a mais favorável para a pesca, pois nessas condições os peixes comerão tudo que se lhes apresente, principalmente em águas mais rasas e isso pode acontecer até mesmo debaixo de chuva que certamente terminará breve juntamente com a estabilização do barômetro e o término dessas condições favoráveis".
Isto posto, o ideal é estar pescando logo que a pressão inicie a sua elevação, pois os arquivos mostram sem qualquer dúvida. que a pesca é muito melhor durante as horas de pressão atmosférica alta ou de sua elevação. 
É certo que se a pressão atmosférica está baixa e chega até mesmo a causar um certo desconforto a determinadas pessoas quanto mais nos peixes, criaturas mais sensíveis certamente as sentiram antes e procuraram águas mais profundas e mais favoráveis ao seu metabolismo e é nesses dias se quisermos ter algum sucesso, é nelas que devemos procurá-los.
A experiência nos mostra que tendo ou não um barômetro, ainda é importante olharmos para o céu, pode não melhorar a pescaria, porém evita que você se molhe pescando com chuva.
Fora disso, nem sempre um dia claro, ensolarado e de muito calor, livre de nuvens ou vento, ideal para pescar, o que vale é a pressão atmosférica.
Outro fator não menos importante é saber qual a fase da lua que vamos pescar, bem como, sem dúvida nenhuma, ter  sempre o material adequado para cada espécia de peixe, entretanto, com certeza, tudo irá depender daquela pecinha atrás da vara.

Falou?

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo...Amigo Marcão, hoje 09/03/16, fui dar umas pinchadinhas ali no próximo ao terminal da vila Angelica no Passauna, e a pressão estava (segundo meu barômetro que uso no celular através de um
    aplicativo) 1023, usei sticks, meia agua e até um spiner, mas nem sombra do bicho, como sou apena um aprendiz nesse universo, me fala ai.....qual pressão você acha que seria ideal nessa região? claro que levando em conta cor da agua, que por sinal estava cristalina, e os demais fatores...

    ResponderExcluir