domingo, 8 de fevereiro de 2015

Acabei me dando bem

Então, 2a. feira passada, fui pela terceira vez no Sabiá. No domingo, havia pedido ao companheiro Emerson que já estava por lá, para guardar um pesqueiro em um local diferente daqueles das duas vezes anteriores e assim aconteceu.
 Como sempre é preciso abaixar a altura  do pesqueiro, pois a água, estava pelo menos quase um metro abaixo da vez anterior.. Foi preciso remover muitas pedras que estavam misturadas com a terra. Então, devidamente preparado, fui testá-lo para saber se não havia enrosco, daí usando minhas varas de 3 metros, não encontrei nenhum, entretanto, a profundidade dele era tanta,  que a peninha ficava encostada na ponta da vara e assim mesmo não atingia o fundo do mesmo.
Resumo:Tive de trocar de local depois de quase uma hora preparando o anterior e gastando o mesmo tempo no outro, porém desta feita, para minha sorte, este também não tinha enrosco e a profundidade era ideal para minhas varas. Dai, como de costume era cobrir o guarda- sol com uma lona e prendê-la muito bem,formando uma barraca de pesca,  para evitar problemas com chuvas ou ventanias.
A novidade nesta terceira vez é que as tilápias de bom porte só estavam dando o ar da graça no período noturno e nas tentativas feitas durante o dia, as tilapinhas detonavam as iscas.
O que não mudou, foi a distância que precisava percorrer para chegar próximo a água, agora pelo menos uns 30 metros e como mencionei anteriormente, o problema era subir o barranco... quase mata o veio.
Vejam que mordomia foi na hora do almoço de 2a, feira: o Nerso da Capitinga que trabalha num frigorífico levou Picanha, fraldinha, linguiça de primeira, sem falar que o Lírio, aumentou a mesma com uma feijoada caseira, devidamente acompanhada com uma salada de tomate com cebola, regada a cerveja e refrigerante. Para variar a mordomia se repetiu na terça feira.
Quanto ao clima, pela primeira vez não choveu no domingo e na 2a.feira, portanto, apesar do sacrifício de "encarar" o barranco, no meu caso, finalmente a pescaria desta noite foi bastante produtiva, onde pude aguentar até as três da matina.
Na 3a feira, durante o dia, só deu tilapinha durante o dia, porém, no entardecer, lamentavelmente veio a chuva com muito vento e depois relâmpagos que durou até meia noite e isso sempre foi prenuncia de pouco peixe, portanto, fiz minhas tentativas até as 23 horas e depois fui dormir.
Na manhã seguinte, o jeito para todos nós, foi recolher as tralhas, lavá-las do barro e voltar para casa ainda antes do almoço, com um detalhe, a próxima pescaria já está combinada para a próxima 2a.feira, então, até o próximo relato.

2 comentários:

  1. Olá Marcão,
    Há algum tempo tenho acompanhando o seu blog e as suas dicas de pesca de tilápias na Represa do Capivari são muito boas.
    Estive na represa no último dia 12/02/15 e fui muito feliz na pescaria. Inicialmente, optei em utilizar um molinete micro e uma vara de 1.60m, com arremessos de 10 metros do barranco. Peguei muitos lambaris, utilizando cevador com quatro anzóis e miçangas amarelas. Já satisfeito com os lambaris (para fazer meu escabeche), parti para as tilápias e, acredite, não estavam tão manhosas.Bastava utilizar a isca correta. Então, preparei três varas telescópicas de 4m e fui à luta.
    Primeiro tentei pegar as tilápias com milho. Sem sucesso. Depois, isquei umas minhocas e só vinham tilapinhas e carás. Não conformado, resolvi pegar uns capins da própria represa e as tilápias começaram a beliscar. Comecei a cevar com o próprio capim, bem como com quirera e milho. Sinceramente, foi uma das melhores pescarias que já tive na Represa do Capivari. Peguei várias tilápias de um palmo e encerrei a pescaria por volta das 18h, quando começou a chover. Detalhe: pesquei próximo à ponte da BR-116; a pressão atmosférica estava 1015 e a lua era minguante.
    Um forte abraço!
    Pretendo pescar dia 16/02 na represa. Apareça !
    Dênis Fabrício

    ResponderExcluir