domingo, 1 de junho de 2014

Já faz algum tempo...

Olá Companheiros!
Pois é, a última postagem foi em agosto/2013, falando da pesca da tainha na Colônia Descoberto, daí, chegou dezembro e o esquema era voltar às tilápias no Capivari, entretanto, por problemas no coração, fiquei apenas na "vontade", más não perdi o contato com os demais companheiros, que aliás, nos relatos disseram que foi uma temporada surpreendente, digna de lembrança dos tempos antigos, onde se capturava inúmeros exemplares de "grande" porte. Um deles me contou no telefone, que numa única noite capturou aproximadamente 50 quilos das mesmas, aliás, ele sempre foi um dos "" bons"" pescadores deste peixe.
Pelo fato desta temporada ser bastante piscosa, mesmo durante os dias da semana, o Recanto do Sabiá estava bastante frequentado e em algumas ocasiões  houveram discussões dos pescadores em torno de lugares para pescar. Imaginem então "nos finais de semana"?
Ora, apesar do meu problema de saúde, evidentemente não deixei de ir em busca das "meninas" e o local escolhido foi a tradicional cavas do pesqueiro Santa Cecília em S.J. Pinhais. Nas inúmeras ocasiões que por lá estive, nem sempre me dei bem, más quando acertava o dia, sempre pegava pelo menos um exemplar acima de quilo e o mais interessante é que isto acontecia invariavelmente em torno das 10 horas da manhã, dá para acreditar? Bem, na temporada toda, até o início do mês de abril, peguei em torno de 12 tilápias, que certamente "valeu a pena".
Agora estamos entrando na estação outono/inverno e muitos voltarão à pesca da tainha, porém soube por um amigo em comum de uma "malandragem" dos "donos dos pesqueiros" pessoas que leva os pescadores nos inúmeros pesqueiros da Colônia Descoberto, ou seja:
" No início da temporada, eles mantem os pesqueiros "bem abastecidos" de cevas e o pessoal acaba capturando muitas tainhas, entretanto, na medida que isto se espalha, eles não colocam cevas em todos e quem tiver o "azar" de ser levado à algum deles, só vai dar "banho" nas iscas".
Ora imaginem vocês:  Chegar ao local as 6 horas da manhã, ficar ancorado num dos pesqueiros até pelo menos as 16 horas e nada pegar?
Por via das dúvidas, convêm exigir que "ELES" coloque bastante ceva na hora de ancorar nos mesmos, pois, "grosso modo" o que interessa aos mesmos  "é faturar".
Para aqueles que tem  "" motor de popa"", o macete é alugar um barco, levar a ceva ( Pão velho), abastecer o pesqueiro escolhido, com a possibilidade de "se dar bem".
No meu caso, independente da questão da saúde ( agora estou melhor), não pretendo voltar ao local nesta temporada, pois é muito sacrifício para um JOVEM DE 68 anos:
Sair daqui de Curitiba as 4 horas da matina, onde evidentemente não se "dorme" na expectativa de não perder a hora;
Chegar ao local as 6 horas, ficar o dia inteiro ancorado no pesqueiro com chuva ou sol  e pior;
Dependendo do dia, enfrentar um calor insuportável, bem como,  o sol e sem meios de armar um guarda sol;
Ser bombardeado pelos mosquitos (" maruí" os famosos porvinha) e  haja repelente;
E quando não se pega nada?
Depois encarar a viagem de volta bastante esgotado.
A solução seria alugar um "quarto" numa pousada do local e voltar na manhã do dia seguinte, porém, só se os companheiros toparem????
Más como diz o "velho deitado": PESCAR É SOFRER NO PARAÍSO.
Assim sendo, até a próxima, com um forte abraço á todos.




3 comentários:

  1. Que bom ler uma postagem do senhor e melhor ainda saber que está bem... De fato, esta temporada no capivari, deve ter sido excelente, pois apesar de nao ter tido a chance de ir, pude comprovar por uns "pescadores" que a quantidade e tamanho das tilápias foram surpreendentes, pois numa noite, em suas redes e tarrafas, pescaram mais de 100kg delas... uma pena!!! Forte abraço e cada vez mais melhoras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edinaldo! É lamentável saber que usaram tarrafas e redes, porém infelizmente, também é de se lamentar que muitos estão usando garateia no lugar do anzol normal e cadê a fiscalização- não existe. Abraços.

      Excluir
  2. É meu amigo, a gente que pesca de verdade sofre, pior é quando temos amigos que aderem a pesca (assassinato) com redes!!! Mas enfim, falando em pesca, podemos combinar uma pescaria no santa cecilia, inclusive com mais amigos que acompanham seu blog...

    ResponderExcluir