terça-feira, 13 de agosto de 2013

Macetes complementares na pesca da tainha.

 Pois é pessoal, na minha segunda ida á pesca deste peixe, acabei pescando no mesmo local anterior com o outro companheiro da primeira vez e neste dia mais um complicador, começou a chover assim que colocamos nossas linhas na água.
Na verdade de acordo com a previsão do tempo, ia chover no período da tarde, más São Pedro que manda no pedaço, contrariou a mesma, ainda bem que fui preparado com bota de borracha e roupa de motoqueiro, senão ficaríamos ensopados, pois choveu o dia inteiro.
Más vamos ao que interessa: 
Nos inúmeros vídeos da internet a respeito da pesca da tainha com anzol, especialmente aqueles produzidos na colonia descoberto em Guaratuba, grosso modo,  parece que pescar este peixe é fácil e de fato é, para aqueles que já absorveram os macetes e entre estes dá para destacar os seguintes:
a)      Pescar na profundidade “certa”:
Descobri-la é a diferença entre o fracasso ou sucesso, levando-se em conta a variação das marés. Ora, quando a correnteza do rio está para o continente, podemos concluir que a maré está na enchente, ao contrário, estará na vazante e diante deste vai e vem, torna-se necessário ajustar a profundidade que o anzol ficará no fundo do pesqueiro constantemente.
O pessoal experiente,  costuma colocar o flutuador ( pena) numa determinada altura na linha e daí prender um chumbo triangulo mais pesado no girador e lançar a linha no local, procurando acertar a altura ou seja: a pena ou boia deve ficar entre 5 a 10 cm abaixo da flor da água e depois ao retirar o chumbo, levantar a boia ou pena na mesma medida.
b)      Qual o modelo do flutuador (pena ou boia)?
 Num vídeo que o apresentador diz que estes acessórios devem ser os mais leves possíveis, porém, tal informação não me parece correta, pelo menos para este local de pescaria.
 Nas lojas existem alguns modelos de boias de isopor do tipo “charuto” e penas de madeira apropriadas para pescar na colonia descoberto.  Para cada um dos modelos será indicado o chumbo de peso adequado, pois é necessário que a pena ou boia suportem o peso dos mesmos e que ele fique á uns 20cm do fundo do pesqueiro.
c)       À que distância o anzol deve ficar do fundo do pesqueiro?
 Entre 5 a 10cm, pois é nela que o peixe costuma morder a isca;
d)       Qual a distância que a linha deve ser lançada das estacas onde estão amarradas as cevas?
Fazer com que ela ao afundar faça com que o anzol passe entre 15 à 20cm de distância do saco de ceva, evitando o enrosco, más... em algum momento isto certamente vai acontecer, então, leve muitos anzóis;
Dá para imaginar que com estes “macetes” vamos capturar inúmeras tainhas, certo?

Errado. De todos estes macetes, certamente o mais importante de todos é ficar atento á movimentação da pena ou boia, pois a tainha costuma atacar a isca de cima para baixo com uma sutilesa, quase que imperceptível e na menor distração...já era.
Todos os macetes acima foram aplicados nesta pescaria, más este último é o pulo do gato e foi nele que caímos do cavalo, mas mesmo assim peguei duas tainhas de bom porte empatando com meu companheiro.
Abraços á todos.

2 comentários:

  1. Marcão... Sabe como estão os lambaris na Represa? Me disseram que estavam em época de desova e que estava meio fraco por lá, mas faz tempo que não vou no capivari pescar os danadinhos... Abraço e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir