domingo, 2 de janeiro de 2011

A INFLUÊNCIA DA LUA NA PESCA EM RIOS OU LAGOS


A INFLUÊNCIA DA LUA NA PESCARIA EM RIOS OU LAGOS
Teoricamente existem alguns fatores que precisam ser observados, segundo pesquisei:
1)- Em geral os peixes costumam se alimentar durante o amanhecer/anoitecer, mais não só isso;
2)- As fases da lua também são importantes, porque ela tem efeito sobre o que envolvem os peixes, incluindo o tipo de alimento que eles caçam. Mais em linhas gerais, os melhores horários são quando ela nasce e quando se põe, especialmente na fase de cheia ou nova.Obviamente estes horários serão os mesmos do nascer e por do sol.
3) Segundo a fonte pesquisada os peixes são mais ativos em 90 minutos em torno destes fatores, porem o interessante foi saber que eles prevalecem, na lua cheia e nova.

4) -A maioria dos pescadores sempre soube que os peixes são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer, porém as atividades dos peixes durante o nascer e o pôr da lua passam despercebidos porque estes eventos geralmente não são perceptíveis na luz. O nascer e o pôr da lua são praticamente invisíveis e geralmente são escondidos por nuvens. Sem conhecimento sobre os horários corretos em que a lua nasce e se põe, dois dos melhores períodos de pesca do dia serão perdidos todos os dias
5)- Neste ano de 2011, se observarmos o calendário lunar, iremos notar que todos os meses, as semanas iniciam e terminam com a lua nova, bem como as mudanças para a lua cheia, sempre aconteceram na terceira semana de cada mês.
6)- Outros fatores:
a)-Tempo - Mudanças severas no tempo têm impacto no modo como os peixes se alimentam. Quando uma tempestade ou chuva muito forte está para acontecer ou acabou de passar, é uma boa hora para se pescar. No entanto, se uma frente fria se aproximar, os peixes provavelmente irão para o fundo e se tornarão inativos.
b)- Estações do ano - A maioria dos peixes se comporta mais ferozmente e mordem as iscas com mais vontade durante períodos de transição de estações, na transição do inverno para a primavera e ao final do verão são os melhores períodos de pesca.
7)- A relevância de tais informações se provam em razão:
a)-Do fato que é a lua e suas fases são o fatores” preponderantes” na pesca em rios e lagos;
b)-Na pesca marítima, o que influencia são as marés, assim sendo, quem a prefere, pode utilizar-se do próprio calendário lunar, onde:
Crescente: Boa – Cheia: Neutra – Minguante: Ótima – Nova: Neutra
Embora todas estas informações não passem de “teorias” a grande realidade indiscutível é uma só:
“ O sucesso ou fracasso nas pescarias, sempre irá depender daquela pecinha atrás da vara”.

4 comentários:

  1. Fala Marcão.
    Tenho um ponto de pesca "ceveiro" alugado numa cava de areia em Tremembé, interior de SP.
    Isso está mais do que comprovado, a lua influência diretamente na pesca noturna.
    Aqui a temporada de pesca se inicia na segunda semana de fevereiro, após a época da cheia, onde o rio Paraíba do Sul inunda os lagos, chegando a ficar mais de três metros acima do nível normal.
    Nesse período o rio começa a baixar e liberar os pesqueiros que estão debaixo d'água.
    Fui tentar a sorte no inicio da semana, lua crescente, não tive sorte, não peguei nenhuma.
    No último final de semana com a entrada da lua cheia a estória foi outra.
    Apesar da forte chuva de saraiva, pesquei dois belos exemplares, uma Saint Peter de 2,2 quilos no capim Papuã, pego pouco antes da meia-noite, e uma Rendalli de 1 quilo no milho azedo, pego ás quatro da matina.
    O nível do lago ainda está alto e alguns pontos a água ainda está invadindo a mata ciliar.
    Elas ainda estão bem seletivas quanto ás iscas.
    O lago está alto e ainda tem muito alimento, quando o lago baixar mais um pouco elas começam entrar no bicho de laranja, minhoca ou massa.
    Parabéns por este excelente blog e por compartilhar sua paixão com os demais pescadores.
    Realmente, pescar Tilápia é um vício.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigos boa tarde. Uma dúvida, a lua influencia apenas na pesca noturna ou na pesca diurna também ao nascer e por do sol?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Marcão como posso comprar este guarda sol para pesca tilápias,moro em são josé dos pinhais proximo ao boqueirão se puder me ajuda ficaria grato.
    Obrigado!

    ResponderExcluir