domingo, 2 de janeiro de 2011

A INFLUÊNCIA DA LUA NA PESCA EM RIOS OU LAGOS


A INFLUÊNCIA DA LUA NA PESCARIA EM RIOS OU LAGOS
Teoricamente existem alguns fatores que precisam ser observados, segundo pesquisei:
1)- Em geral os peixes costumam se alimentar durante o amanhecer/anoitecer, mais não só isso;
2)- As fases da lua também são importantes, porque ela tem efeito sobre o que envolvem os peixes, incluindo o tipo de alimento que eles caçam. Mais em linhas gerais, os melhores horários são quando ela nasce e quando se põe, especialmente na fase de cheia ou nova.Obviamente estes horários serão os mesmos do nascer e por do sol.
3) Segundo a fonte pesquisada os peixes são mais ativos em 90 minutos em torno destes fatores, porem o interessante foi saber que eles prevalecem, na lua cheia e nova.

4) -A maioria dos pescadores sempre soube que os peixes são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer, porém as atividades dos peixes durante o nascer e o pôr da lua passam despercebidos porque estes eventos geralmente não são perceptíveis na luz. O nascer e o pôr da lua são praticamente invisíveis e geralmente são escondidos por nuvens. Sem conhecimento sobre os horários corretos em que a lua nasce e se põe, dois dos melhores períodos de pesca do dia serão perdidos todos os dias
5)- Neste ano de 2011, se observarmos o calendário lunar, iremos notar que todos os meses, as semanas iniciam e terminam com a lua nova, bem como as mudanças para a lua cheia, sempre aconteceram na terceira semana de cada mês.
6)- Outros fatores:
a)-Tempo - Mudanças severas no tempo têm impacto no modo como os peixes se alimentam. Quando uma tempestade ou chuva muito forte está para acontecer ou acabou de passar, é uma boa hora para se pescar. No entanto, se uma frente fria se aproximar, os peixes provavelmente irão para o fundo e se tornarão inativos.
b)- Estações do ano - A maioria dos peixes se comporta mais ferozmente e mordem as iscas com mais vontade durante períodos de transição de estações, na transição do inverno para a primavera e ao final do verão são os melhores períodos de pesca.
7)- A relevância de tais informações se provam em razão:
a)-Do fato que é a lua e suas fases são o fatores” preponderantes” na pesca em rios e lagos;
b)-Na pesca marítima, o que influencia são as marés, assim sendo, quem a prefere, pode utilizar-se do próprio calendário lunar, onde:
Crescente: Boa – Cheia: Neutra – Minguante: Ótima – Nova: Neutra
Embora todas estas informações não passem de “teorias” a grande realidade indiscutível é uma só:
“ O sucesso ou fracasso nas pescarias, sempre irá depender daquela pecinha atrás da vara”.

Um comentário:

  1. Fala Marcão.
    Tenho um ponto de pesca "ceveiro" alugado numa cava de areia em Tremembé, interior de SP.
    Isso está mais do que comprovado, a lua influência diretamente na pesca noturna.
    Aqui a temporada de pesca se inicia na segunda semana de fevereiro, após a época da cheia, onde o rio Paraíba do Sul inunda os lagos, chegando a ficar mais de três metros acima do nível normal.
    Nesse período o rio começa a baixar e liberar os pesqueiros que estão debaixo d'água.
    Fui tentar a sorte no inicio da semana, lua crescente, não tive sorte, não peguei nenhuma.
    No último final de semana com a entrada da lua cheia a estória foi outra.
    Apesar da forte chuva de saraiva, pesquei dois belos exemplares, uma Saint Peter de 2,2 quilos no capim Papuã, pego pouco antes da meia-noite, e uma Rendalli de 1 quilo no milho azedo, pego ás quatro da matina.
    O nível do lago ainda está alto e alguns pontos a água ainda está invadindo a mata ciliar.
    Elas ainda estão bem seletivas quanto ás iscas.
    O lago está alto e ainda tem muito alimento, quando o lago baixar mais um pouco elas começam entrar no bicho de laranja, minhoca ou massa.
    Parabéns por este excelente blog e por compartilhar sua paixão com os demais pescadores.
    Realmente, pescar Tilápia é um vício.
    Um abraço.

    ResponderExcluir