quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COISAS DA PESCARIA



Cheguei no meu Recanto querido da represa Capivari Cachoeira, o pesqueiro Sabiá, que por sinal depois de uma noite as vezes “mal dormida”, acordamos com aquela preguiça danada, com o canto das mesmas.
Não só os sabiás, mais o barulho que os Jacus fazem, quando vão comer coquinhos logo cedo ou no entardecer, sem esquecer dos bem-te-vis.
E os tico-ticos atrevidos que às vezes posam nas mesas em busca de migalhas de comidas deixadas sobre elas, devidamente acompanhados dos filhotes de chupins, aliás, que pássaro interessante, quando adultos, na verdade, são “aproveitadores e pais desnaturados”, pois colocam ovos no nicho do tico-tico e deixam á tarefa de alimentar seus filhotes.
De repente sentado no pesqueiro, vejo pousar uma garça branca, que vai andando sobre o mesmo, dali a pouco para, estica aquele pescoção e fica imóvel e na rapidez de um raio, captura um inocente peixinho que deu “bobeira”. Quando não é ela é um socó, com o mesmo propósito.
Olho um galho seco de uma árvore, lá está sentado um martim pescador, na espreita de sua comida.
Sem esquecer dos biguás, que vem pousando na água com suavidade, para logo a seguir, mergulhar, desaparecer nas profundezas e logo retornar á superfície com um peixinho no bico.
No silêncio da noite escuta-se o piar das corujas e nas capoeiras ao redor dos pesqueiros, o barulho dos roedores em busca de alimento.
Com a atenção voltada nas peninhas, algo se movimenta debaixo da luz do refletor, lá estão eles, os sapos companheiros das horas de solidão, estão caçando suas comidas, insetos e formigas que ousam passar por perto. Parece que eles são aliados das tilápias, pois exatamente nestes momentos que desviamos o olhar, uma peninha se movimenta sutilmente e quando nos damos conta, ela já comeu a isca.
E naquele calor de rachar a cuca, logo depois do almoço, que procuramos uma sombra para relaxar e olhamos próximo ao pesqueiro e vemos um cardume de tilápias grandes, se deliciando com sobras de capins jogados na água e ficamos torcendo para que elas venham nos brindar na pesca noturna.
Nas pescarias, o peixe realmente é um “detalhe” importante, não menos do que poder apreciar as demais belezas da natureza e tem gente que não gosta desta vida.

Um comentário:

  1. Sem dúvida nenhuma vc tem toda razão, precisamos de mais pescadores assim.

    ResponderExcluir